PGR vai investigar eventuais irregularidades nos contratos SWAP

por RTP
PGR vai abrir inquérito às eventuais irregularidades nos contratos <i>swap</i> que envolvem Joaquim Pais Jorge www.pgr.pt

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa vai abrir um inquérito sobre a alegada alteração do conteúdo de documentos relacionados com as propostas de contratos swap apresentadas, em 2005, pelo Citigroup, então dirigido por Joaquim Pais Jorge, ao Governo. A Procuradoria-Geral da República quer apurar a eventual existência de ilícito criminal no caso que envolve documentos dos contratos de alto risco.

A Antena1 avançou esta manhã que a Procuradoria-Geral da República (PGR), "na sequência das notícias divulgadas pela comunicação social relativamente à eventual alteração do conteúdo de documentos em que constam o nome do atual secretário de Estado do Tesouro, foi determinada a comunicação ao DIAP de Lisboa para abertura de inquérito, a fim de no mesmo se apurar da eventual existência de ilícito criminal no caso concreto".

Terça-feira à noite, o Ministério das Finanças afirmou que o documento, que tem sido noticiado por vários órgãos de comunicação social e onde consta o nome de Joaquim Pais Jorge, foi manipulado.

Esta manhã, Joaquim Pais Jorge demitiu-se do cargo de secretário de Estado do Tesouro, na sequência da polémica dos contratos swap.
Tópicos
pub