A Pordata tem uma nova área com informação dedicada a cada um dos 308 concelhos de Portugal, com dados estatísticos que permitem caracterizar os municípios em ano de eleições autárquicas.
Pordata analisa municípios em ano de eleições autárquicas
“Podemos também explorar através de gráficos a evolução do município em 10 temas (cerca de 60 indicadores) durante a última década e conhecer a sua posição face aos restantes municípios da respetiva região – Comunidade Intermunicipal, Área Metropolitana ou Região Autónoma — e, também, face às NUTS II e a Portugal”, lê-se no comunicado.
A Portada acrescenta que associada a cada gráfico há uma pequena frase (“sabias que”) de forma a facilitar a sua leitura.
“Cada gráfico é, no essencial, uma fotografia do município ou da região desde 2009 até aos dias de hoje, o que permite a cada um ficar a conhecer de forma mais aprofundada o município, Área Metropolitana ou região onde habita. A Pordata é um projeto que pretende contribuir para a tomada de decisões informadas, o que em ano de eleições é particularmente relevante”, refere a diretora da plataforma, Luísa Loura, citada no comunicado.
Nesta nova área, é possível explorar o perfil de cada município em vários formatos, e a propósito de temas tão diversos como população, educação, ambiente, mercado de trabalho, administração local ou turismo.
“Quantas pessoas existem no município? Qual o principal setor de atividade? Quantos funcionários públicos trabalham nos serviços municipais? Qual o partido político mais votado em 2017 e qual a sua percentagem de votos? Quantas pessoas recebem o subsídio de desemprego no seu município? Estas são algumas perguntas a que a nova página permite responder”, acrescenta.
Detalhes do estudo
Para ilustrar o crescimento do nível de escolaridade da população, a Pordata aponta que em 22 dos municípios os bebés nascidos em 2020 e que têm mães com o ensino superior são já a maioria, quando em 2009 somente acontecia em Oeiras e Coimbra. Lisboa (63%), Mealhada (61%) e Oeiras (60%) foram os que registaram em 2020 as mais elevadas percentagens de crianças nascidas de mães com ensino superior.
Na área da saúde, a Pordata destaca que entre 2009 e 2019 a taxa de mortalidade entre as pessoas com mais de 80 anos desceu em cerca de três quartos dos municípios (225). No entanto, entre 2019 e 2020, aumentou em 237 municípios.
A plataforma prossegue com exemplos na área da proteção social, realçando que entre 2009 e 2020 o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) em relação ao total da população residente diminuiu em 289 dos 308 municípios (94%), e no setor da habitação e condições de vida, sublinhando que em 82% dos concelhos diminuiu o número de crimes registados pelas polícias no mesmo período.
No mercado de trabalho, é referido, por exemplo, que em 2018 a disparidade salarial favoreceu as mulheres apenas em nove concelhos: Mondim de Basto, Freixo de Espada à Cinta, Murça, Penedono, Alfândega da Fé, Barrancos, Mértola, Nordeste e Vila Franca do Campo (variando entre 51 euros a mais no Nordeste e sete euros a mais em Mértola). No extremo oposto, surgem Castro Verde ou Vila do Porto, onde os homens recebem mais 800 euros do que as mulheres, e Alcochete, com uma disparidade superior a 2.000 euros.
As eleições autárquicas decorrem em 26 de setembro.