Portugal disponível para receber mais de 1500 refugiados

por Marina de Castro

Foto: Lusa/Paulo Novais

O ministro adjunto afirma a disponibilidade de Portugal para acolher mais refugiados do que os 1500 que têm sido referidos, e anunciou a constituição de um grupo de coordenação a nível nacional sobre esta matéria.

"O que eu posso dizer é que Portugal, seguramente, tem disponibilidade para acolher um número maior de refugiados, esperando que essa mesma solidariedade e disponibilidade também exista por parte dos outros Estados europeus", declarou Miguel Poiares Maduro, em resposta à comunicação social, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

Antes, contudo, o ministro adjunto e do Desenvolvimento referiu que "há dimensões da própria resposta portuguesa que estão dependentes de decisões que têm de ser adotadas a nível comum na Europa, nomeadamente o número de refugiados que Portugal irá, em última instância, acolher".

Nesta conferência de imprensa, Miguel Poiares Maduro anunciou que "será hoje publicada a constituição de um grupo de coordenação relativo ao trabalho que tem vindo a ser feito nos diferentes serviços com responsabilidade na implementação de plano de acolhimento para os refugiados e para os imigrantes".

O ministro adiantou que "esse grupo de coordenação será constituído por representantes da Direção Geral dos Assuntos Europeus, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que coordenará este grupo técnico, do Instituto da Segurança Social, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Direção-Geral de Saúde e da Direção-Geral de Educação e do Alto Comissariado para as Migrações".

"Este grupo técnico vai convidar também a participar a nos seus trabalhos, quando adequado, representantes das autarquias locais e das organizações não-governamentais, da sociedade civil, que têm responsabilidade e têm tido iniciativas neste domínio.

(com Lusa)
pub