Presidente da República destaca "cidadão empenhado"

| Política

O Presidente da República destacou hoje, numa mensagem de condolências, a capacidade do historiador José Manuel Tengarrinha para "aliar" as facetas "de cidadão empenhado e de académico admirado pelos seus pares".

Fundador do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e atualmente militante do partido Livre, José Manuel Tengarrinha morreu na sexta-feira, aos 86 anos.

Numa mensagem de condolências dirigida à família, publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça que o fundador do MDP/CDE foi um "combatente corajoso pela causa da liberdade e da democracia".

O Presidente acrescenta que, na Universidade, José Manuel Tengarrinha "foi mestre de gerações" e deixou "uma obra sobre a história política de Portugal nos séculos XIX e XX que perdurará ao longo dos anos".

Tengarrinha foi uma "personalidade discreta e cativante, que deixa um rasto de saudade em todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer", sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante o Estado Novo, José Manuel Tengarrinha foi preso pela polícia política (PIDE) e esteve na Cadeia do Aljube. Viria a ser, depois do 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia Constituinte.

Tópicos:

Democrática, Tengarrinha, XIX,

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi há 50 anos que o Homem partiu para a Lua. De Cabo Canaveral, nos EUA, seguiram três astronautas para colocar os nomes na história da humanidade.

Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.