Remodelação. Presidência da República anuncia nomes dos novos ministros

por RTP
O Presidente da República vai dar posse aos novos ministros na segunda-feira, às 15h00 Tiago Petinga - Lusa

A Presidência da República divulgou este domingo os nomes dos novos membros do Governo, que tomarão posse na segunda-feira. Mariana Vieira da Silva será a nova ministra da Presidência, Pedro Nuno Santos passará a ministro das Infraestruturas e da Habitação e Nelson de Souza ocupará a pasta do Planeamento.

António Costa propôs a nomeação da sua atual secretária de Estado Adjunta, Mariana Vieira da Silva, para ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, em substituição de Maria Manuel Leitão Marques.

A nova titular da pasta da Presidência mantém os três secretários de Estado de Maria Manuel Leitão Marques, que deixa o cargo para se candidatar na lista do PS às eleições de 26 de maio para o Parlamento Europeu.

Pedro Nuno Santos, até agora secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, vai desempenhar as funções de ministro das Infraestruturas e da Habitação, após a saída de Pedro Marques para encabeçar a lista do PS às eleições europeias.

O até agora secretário de Estado do Desenvolvimento e da Coesão, Nelson de Souza, vai assumir as funções de ministro do Planeamento, área que era tutelada por Pedro Marques e agora se autonomiza na orgânica do Governo.

Nelson de Souza, de 64 anos, natural da Índia, é licenciado em finanças pelo Instituto Superior de Economia, sendo considerado um conhecedor do tecido empresarial português, tendo assumido responsabilidades nos programas nacionais e europeus de apoio às empresas e à economia.
Novos secretários de Estado
Nesta remodelação, entram para o XXI Governo Constitucional quatro novos secretários de Estado: Duarte Cordeiro, para Adjunto do Primeiro-Ministro e Assuntos Parlamentares; Maria do Céu Albuquerque para o Desenvolvimento Regional; Jorge Moreno Delgado para as Infraestruturas; Alberto Miranda para Adjunto e das Comunicações.

Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara de Lisboa, passa assim a acumular as funções de adjunto do primeiro-ministro, que antes eram desempenhadas por Mariana Vieira da Silva.

Líder da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS desde 2018, Cordeiro é considerado um dirigente socialista do chamado "núcleo duro" político de António Costa e posiciona-se na mesma ala esquerda partidária de Pedro Nuno Santos.

O Presidente da República vai dar posse aos novos ministros da Presidência, das Infraestruturas e Habitação e do Planeamento e aos respetivos secretários de Estado na segunda-feira, às 15h00, no Palácio de Belém.

A última remodelação, a mais abrangente desde a posse do atual executivo liderado por António Costa, ocorreu há precisamente quatro meses e foi desencadeada pela demissão de Azeredo Lopes do cargo de ministro da Defesa.

c/ Lusa
pub