O presidente do PSD defendeu hoje que Portugal deve "assumir integralmente os seus compromissos e a sua responsabilidade" como membro fundador da NATO, com o ministro Santos Silva a enaltecer a importância de um "consenso genuíno" nesta matéria.
Rui Rio apoia que Portugal cumpra todos os compromissos na NATO, MNE saúda consenso
Na reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República, que hoje debate o conflito na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, e que conta com a participação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Rui Rio considerou que o alvo da ofensiva russa não é apenas a Ucrânia, mas também "a estabilidade da Europa e de toda a ordem internacional".
"Por isso, Portugal tem de estar disponível para fazer esse caminho conjunto. Não estarmos prontos para contribuir com a nossa parte, seja no plano militar, económico ou diplomático, seria estarmos a ignorar o perigo de termos um futuro bem mais sombrio", afirmou o presidente do PSD.
Na resposta, o ministro Santos Silva agradeceu "a disponibilidade permanente" que o PSD manifestou ao longo desta crise, sempre que o Governo o consultou.
"Todos nós beneficiamos da existência de um consenso político muito forte, muito duradouro, muito estabilizador e muito genuíno em Portugal", saudou o governante socialista.