Sondagem Católica/RTP. PS à frente nas intenções de voto nas legislativas

por RTP
Sondagem foi realizada pela Católica para a RTP a 26 de maio entre os votantes nas eleições europeias RTP

Uma sondagem do CESOP - Universidade Católica, realizada este domingo, revela uma estimativa de resultados eleitorais em que o PS está em vantagem nas intenções de voto, com 39 por cento. Em segundo lugar surge o PSD, com 25 por cento, a 14 pontos dos socialistas.

O Bloco de Esquerda conseguiria 9 por cento dos votos, seguido da CDU com 8 por cento.

O CDS/PP atingiria, de acordo com a estimativa da Universidade Católica, os 6 por cento, enquanto o PAN chegava aos 4 por cento.

O voto em outras forças políticas, os votos em branco ou nulos representam 9 por cento dos votos.

Esta sondagem foi realizada pela Católica para a RTP a 26 de maio entre os votantes nas eleições europeias, tendo sido selecionada uma subamostra. Foram obtidos 4589 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 78%.
A estimativa de resultados eleitorais é obtida calculando a percentagem de intenções diretas de voto em cada lista em relação ao total de votos válidos (excluindo abstenção, não respostas e indecisos). São apenas consideradas intenções e inclinações de voto de inquiridos que disseram que “de certeza” vão votar. Estas estimativas têm valor meramente indicativo, ressalva a Universidade Católica, dado que diferentes pressupostos poderão gerar resultados diferentes.
Intenção direta de voto

As estimativas estão baseadas numa intenção de voto direta (respostas de todos os inquiridos) de 30 por cento no PS, de 19 por cento no PSD, de 7 por cento no Bloco de Esquerda, de 6 por cento no CDS-PP e de 3 por cento no PAN.

O voto em outras forças políticas, os votos em branco ou nulos, representam 8 por cento da intenção direta de voto.

Dos inquiridos, 8 por cento afirma não saber em quem vão votar nas legislativas, enquanto 13 por cento recusa responder à pergunta. Apenas 1 por cento afirma que não vai votar nas eleições para a Assembleia da República.

Sobre a intenção de votar, 3 por cento dizem “não saber” se vão votar, enquanto 6 por cento dizem que “em princípio” vão votar.

Entre os inquiridos, 77 por cento garantem que, “de certeza”, vão votar.

Esta sondagem foi realizada pela Católica para a RTP a 26 de maio entre os votantes nas eleições europeias, tendo sido selecionada uma subamostra. Foram obtidos 4589 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 78 por cento.
Ficha técnica
Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 26 de maio de 2019. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Europeias deste dia. Foi selecionada uma subamostra da amostra utilizada para a projeção para as Eleições Europeias. Nesta subamostra os eleitores foram convidados a responder em quem votaram nas europeias e em quem votariam em eleições legislativas. Os resultados foram depois ponderados pelas projeções apresentadas para as Eleições Europeias, garantindo assim um maior equilíbrio desta subamostra. Foram obtidos 4589 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 78%.
pub