Sondagem. Mariana Mortágua é líder com melhor nota, André Ventura recebe a pior

por Carlos Santos Neves (jornalista), Sara Piteira (grafismo) - RTP
Nuno Patrício - RTP

A nova coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, surge na sondagem da Universidade Católica para RTP, Antena 1 e Público com a melhor classificação média entre os líderes dos partidos com representação parlamentar. Segue-se o líder do PSD, Luís Montenegro, à frente do primeiro-ministro, António Costa, por uma décima. O líder do Chega, André Ventura, é o pior classificado.

Apresentada a uma subamostra de 656 entrevistados a lista de líderes das forças políticas com representação na Assembleia da República, António Costa recebe uma avaliação média de 10,2, numa escala de zero a 20. Reconhecido por 100 por cento dos inquiridos, o primeiro-ministro obteve 62 por cento de avaliações positivas.

Identificado por 98 por cento dos inquiridos, André Ventura foi negativamente avaliado por 60 por cento, obtendo uma classificação média de 7,0.

Inês Sousa Real, dirigente do partido Pessoas-Animais-Natureza, é reconhecida por 62 por cento dos inquiridos, alcançando uma avaliação média de 8,9 e 65 por cento de avaliações positivas.

o presidente do PSD surge identificado por 90 por cento dos entrevistados e com uma classificação média de 10,3. Luís Montenegro reúne 65 por cento de avaliações positivas.

Quem se destaca é Mariana Mortágua. A sucessora de Catarina Martins na coordenação do Bloco de Esquerda, reconhecida por 94 por cento dos inquiridos, obtém a avaliação média de 10,7 e 68 por cento de apreciações positivas.

Paulo Raimundo, o secretário-geral do PCP, foi identificado por 54 por cento dos inquiridos, obtendo a avaliação média de 8,7.O dirigente comunista reparte em 50 por cento as avaliações positivas e negativas.


O líder da Iniciativa Liberal surge, por sua vez, reconhecido por apenas 37 por cento dos inquiridos. Obtém a avaliação média de 9,4 e 60 por cento de avaliações positivas.

Rui Tavares, o rosto do Livre, é identificado por 49 por cento dos entrevistados, alcançando uma classificação média de 10,2 e 68 por cento de avaliações positivas.

O Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica assinala que “apenas os entrevistados que responderam saber quem é determinada pessoa foram convidados a avaliar o seu desempenho. Assim, se António Costa foi avaliado por todos os inquiridos, Rui Rocha foi avaliados apenas por 37 por cento dos entrevistados”.

Ficha técnica

Este inquérito foi realizado pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena1 e Público entre os dias 6 e 15 de julho de 2023. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 1006 inquéritos válidos, sendo 45% dos inquiridos mulheres. Distribuição geográfica: 32% da região Norte, 20% do Centro, 34% da A.M. de Lisboa, 7% do Alentejo, 4% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários e região com base no recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 29%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1006 inquiridos é de 3,1%, com um nível de confiança de 95% (Algumas perguntas foram colocadas apenas a uma subamostra de 656 entrevistados. Nestes casos, a margem de erro máxima é de 3,8%).
Tópicos
pub