Vinte e seis bloquistas saem em divergência com a direção

por Mário Aleixo - RTP
Vinte e seis militantes saíram do Bloco de Esquerda e explicaram porquê RTP

Um grupo de 26 bloquistas anunciou a saída do partido por considerar que "pouco resta do projeto original", criticando "o caminho de institucionalização" e a transformação do Bloco de Esquerda "num projeto reformista centrado na sua própria sobrevivência".

Em carta dirigida à Mesa Nacional do BE - órgão máximo entre convenções -, os 26 aderentes explicam as razões da saída do partido, com duras críticas ao rumo que tem vindo a ser seguido e que fez o BE tornar-se "numa organização hierárquica e cristalizada", como sintetiza o jornalista João Vasco.

Antena 1

"Conscientes de que pouco resta do projeto original do Bloco de Esquerda de ser uma força política em alternativa à sociedade existente, resolvemos deixar o partido no qual militámos ativamente até agora", pode ler-se logo no arranque da carta, que foi inicialmente divulgada pelo jornal i.

Os bloquistas que agora saem do partido justificam a decisão porque não podem ignorar "o caminho de institucionalização dos últimos anos que transformaram o partido, de instrumento de luta política, num fim em si mesmo".

Entre os aderentes que agora abandonam o partido estão três nomes que fazem parte do grupo de quase 250 subscritores que assinaram a declaração que fundou o partido há quase duas décadas: João Carlos Louçã, Maria José Martins e Sérgio Vitorino.

Os dissidentes acusam o BE de não ter espaço para a construção coletiva, perseguir e expulsar militantes, e manipular eleições internas "de forma a garantir a ficção de um partido coeso, ao mesmo tempo que a grande maioria dos e das aderentes se abstém em todos os processos de debate e decisão onde imperam os acordos de cúpula".

"Em ano de eleições europeias e legislativas, a ideia de que o partido está unido será pouco beliscada por esta nossa decisão, certamente menorizada e combatida politicamente", antecipam ainda.

Para estes 26 aderentes, "o tempo de militância no Bloco de Esquerda acabou".
Tópicos
pub