Costa diz que hoje é o "primeiro dia dos últimos dias" do Governo

por Lusa

Lisboa, 28 set (Lusa) - O vencedor das primárias do PS, António Costa, mostrou-se hoje satisfeito com a "força de vontade" que os militantes e simpatizantes mostraram ao votar em si, declarando que hoje é o "primeiro dia dos últimos dias" do Governo.

"Hoje saímos daqui mobilizados e unidos. E concentrados no nosso dever de sermos a oposição que este governo merece e a alternativa que Portugal precisa", disse António Costa numa intervenção de cerca de oito minutos num lotado Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, espaçou que albergou centenas de socialistas para ouvir o vencedor da noite eleitoral.

"Este é o primeiro dia de uma nova maioria de governo. É o primeiro dos últimos dias deste Governo", advogou, perante os aplausos e os cânticos de entusiasmo da plateia.

Os portugueses, acrescentou o autarca de Lisboa, "fizeram ouvir de forma clara e inequívoca" a "força da vontade de mudança para Portugal"

Do sufrágio de hoje resultou ainda, diz o socialista, uma "importante manifestação da vitalidade do PS" e o "reencontro" do partido "com a sua identidade e a sua abertura à participação dos cidadãos".

As primárias, acredita Costa, não representam "a derrota de ninguém, antes "a vitória de todos os simpatizantes e militantes do PS".

No seu discurso de vitória, o socialista falou ladeado pelo mandatário da campanha, Carlos César, a diretora de campanha, Ana Catarina Mendes, o ex-líder do partido Ferro Rodrigues e o histórico socialista Manuel Alegre.

Costa deixou elogios ao trabalho da comissão eleitoral presidida por Jorge Coelho, não se referindo ao seu adversário no sufrágio, e enalteceu "a notável mobilização" do eleitorado "em todo o país e nas comunidades portugueses no mundo".

Meia hora antes, o secretário-geral do PS, António José Seguro, tinha anunciado a sua demissão da liderança na sequência dos resultados das eleições primárias e felicitou António Costa pelo triunfo neste ato eleitoral.

"Cesso hoje as funções de secretário-geral do PS", declarou o líder socialista, dizendo estar "orgulhoso" pela realização das primeiras eleições primárias em Portugal.

"São a melhor comemoração dos 40 anos do 25 de abril de 1974", declarou António José Seguro, numa declaração em que saudou os militantes e simpatizantes que participaram no ato eleitoral.

PPF (PMF) // SMA

Lusa/Fim

Tópicos
pub