UE reitera apelo a fim de hostilidades no Sudão e transição para regime civil

por Lusa

A União Europeia (UE) reiterou hoje o apelo à cessação da violência no Sudão, onde um golpe militar destituiu o chefe de Estado, Omar al-Bashir, e à transição para um regime político civil.

Na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, a porta-voz para os Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic, salientou a "necessidade de uma transição para um Governo civil", repetindo o apelo "contra a violência no país".

A porta-voz remeteu ainda para uma declaração divulgada pelos 28, que apelam "a todas as partes para abandonarem a via do conflito" e salientam que "só um processo político credível e inclusivo pode responder às aspirações do povo sudanês".

O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, foi destituído na quinta-feira e detido pelas Forças Armadas, depois de mais de quatro meses de contestação popular.

Os protestos, inicialmente motivados pelo aumento dos preços do pão e de outros bens essenciais, acabaram por transformar-se num movimento contra al-Bashir, que liderava o país desde 1989, quando chegou ao poder através de um golpe de Estado.

pub