Caso de legionella controlado, garante ministro da Saúde

por Antena 1

Nesta altura o número de doentes infetados com legionella no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, é de 26. Ministro garante controlo do surto.

Até agora apenas uma pessoa teve alta, as restantes continuam internadas.

O número de infetados com a chamada doença dos legionários ainda pode subir, admitem as autoridades de saúde, apesar de terem sido tomadas medidas para deter o surto.

O ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes diz que tudo foi feito segundo as melhores práticas no centro hospitalar.

O Ministério da Saúde deu duas semanas ao Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e à Direcção-Geral de Saúde para apresentarem dois relatórios sobre este surto de legionella no Hospital de São Francisco Xavier.

Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, não estranha este caso de Legionella no hospital S. Francisco Xavier e aponta o dedo à falta de investimento.

A Ordem do Médicos refere que "não é aceitável a falta de manutenção, mas infelizmente isso começa a acontecer muito nas unidades de saúde".

A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública diz que ainda é muito cedo para falar causas.

Ricardo Mexia refere que primeiro é preciso estudar as possíveis causas e só depois atuar em conformidade e sublinha que este surto não tem nada a ver com o que aconteceu em Vila Franca de Xira.

pub