Médicos recebem portugueses à chegada do México

O primeiro de dois aviões que recolheram mais de 300 turistas portugueses após um período de férias no México aterrou esta terça-feira ao final da manhã no Aeroporto da Portela, em Lisboa. Uma delegada de saúde e dois médicos asseguraram o rastreio de eventuais sintomas da Gripe A e a tarefa de informar os 257 passageiros do voo 829. O procedimento repetiu-se no segundo avião.

RTP /
A Organização Mundial de Saúde reitera que "é essencial manter e reforçar a vigilância" da progressão da Gripe A Miguel A. Lopes, Lusa

Está em marcha o plano de acompanhamento de dois grupos de portugueses que agora regressam da estância turística mexicana de Cancún.

Uma equipa de saúde abordou o avião da transportadora White logo após a aterragem no Aeroporto da Portela. No interior do aparelho, dois clínicos e uma delegada de saúde procuraram despistar eventuais sinais de contaminação com a nova estirpe do vírus da gripe, que conheceu um primeiro foco no México.

Todos os turistas portugueses foram convidados a preencher uma ficha da Direcção-Geral da Saúde com a denominação "Cartão de Localização de Passageiros". No documento, de preenchimento voluntário, os passageiros indicaram nome, número de telefone, número de lugar no voo, data e país de partida. Os dados têm tratamento confidencial e a ficha é destruída após 15 dias.

Nenhum dos passageiros observados à chegada a Lisboa apresentava sintomas de gripe. Entre os turistas ouvidos pela reportagem da RTP, "tranquilidade" era o substantivo dominante. O facto de terem permanecido numa região sem registo de casos da Gripe A H1N1, a Riviera Maia, atenuou os receios.

A segunda ligação entre a América Central e Lisboa foi assegurada pela companhia Orbest e transportou mais 100 turistas portugueses que estiveram em território mexicano. O voo, que partiu da República Dominicana para uma escala em Cancún, tocou a pista da Portela ao início da tarde.

A RTP apurou que parte dos turistas que estiveram de férias em Punta Cana, na República Dominicana, teriam manifestado reservas perante a contingência de partilharem o mesmo voo com pessoas regressadas do México. Em declarações à RTPN, o director-geral da Orbest garantiu, no entanto, não ter conhecimento de quaisquer protestos por parte dos passageiros.

"O avião vai chegar com um ligeiro atraso a Lisboa fruto de um problema técnico que foi detectado em Punta Cana e que foi resolvido normalmente", adiantava esta manhã Miguel Carvalho Marques.

Navio de cruzeiro aporta em Lisboa sem casos

No mesmo dia em que o Aeroporto da Portela recebeu os últimos 357 portugueses que ainda permaneciam no México, um navio de cruzeiro proveniente dos Estados Unidos fundeou em Alcântara com 1.300 passageiros. Uma fonte da Sanidade Marítima da capital portuguesa, citada pela agência Lusa, garantiu que nenhuma das pessoas a bordo do "Crown Princess" evidenciou sintomas de contaminação com a nova estirpe do vírus da gripe ou qualquer outra doença infecciosa.

"A declaração marítima de saúde mostra que não há doentes a bordo", indicou a fonte do organismo responsável pela Sanidade Marítima, que funciona sob a alçada do Ministério da Saúde.

O grupo de turistas que hoje regressou a Portugal inclui 60 a 80 funcionários da seguradora Mapfre. Confrontada com os receios manifestados por vários trabalhadores, a administração da empresa aconselhou os elementos chegados do México a permanecerem em casa até ao próximo dia 12 de Maio.

Na segunda-feira, as autoridades sanitárias confirmaram o primeiro diagnóstico de Gripe A no país. Trata-se de uma mulher de 30 anos que já teve "alta clínica" e, afiançou a ministra Ana Jorge, não representa "qualquer risco de transmissão da infecção a terceiros". O anúncio do primeiro caso positivo em território português levou entretanto o Governo de Taiwan a incluir Portugal na lista de países com alerta amarelo de risco de contágio.

O Ministério da Saúde recomenda o recurso à Linha Saúde 24 (808 24 24 24) para as pessoas com "sintomas sugestivos de gripe" após "deslocação a áreas afectadas" ou "contacto com doentes confirmados".

PUB