Obesidade continua a afetar jovens portugueses

| País
Obesidade continua a afetar jovens portugueses

Foto: Yuri Gripas - Reuters

A obesidade entre os jovens é considerada um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI.

Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada três jovens tem excesso de peso ou sofre mesmo de obesidade e os problemas acentuam-se no sul da Europa e nos países do Mediterrâneo.

De acordo com as conclusões do estudo, que vai ser divulgado esta quarta-feira, o número de adolescentes obesos mantém-se em linha crescente em muitos países europeus e Portugal não é exceção, como conta a jornalista Olívia Santos.

Em Portugal o número de jovens obesos tem estabilizado desde 2012, mas os problemas que estão na origem não têm sido corrigidos.

O relatório da OMS sobre saúde e bem-estar dos jovens da Europa é apresentado por ocasião do Congresso Europeu de Obesidade, a decorrer em Portugal.

A informação mais vista

+ Em Foco

Houve aldeias ceifadas e vidas destruídas. O medo viveu ao lado de histórias de heroísmo. Contamos as estórias que agora preenchem dezenas de aldeias esquecidas, muitas pintadas a cinza.

    Jorge Paiva, botânico e professor, um dos maiores peritos da floresta, critica em entrevista à Antena 1 o desinteresse generalizado dos políticos pelos problemas da floresta.

    É uma tragédia sem precedentes que vai marcar para sempre o país. O incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos mais de duas centenas de feridos. Há dezenas de deslocados.

    Nodeirinho é a aldeia mártir do incêndio de Pedrógão Grande. É uma aldeia em ruínas, repleta de casas queimadas e telhados no chão. Um cenário de desolação e dor.