Surto de legionella ainda está em fase crescente

O número de casos de legionella deve ainda aumentar nas próximas horas. É esta a opinião dos especialistas, que acreditam que o surto desta doença ainda não chegou à fase de declínio.

Miguel Soares /

Foto: Jim Young/Reuters

Há notícia de duas pessoas infetadas com a bactéria que estão internadas no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco. Estes dois casos têm ligação a Vila Franca de Xira, conforme revelou o diretor-geral da Saúde em declarações à agência Lusa.

Só na última noite deram entrada no Centro Hospitalar de Lisboa Norte mais 20 casos suspeitos, como adiantou à Antena 1 o médico pneumologista Filipe Froes.

A Antena 1 apurou que a Comissão Municipal de Proteção Civil reúne às 18 horas no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. É neste encontro que vai ser discutida a eventual ativação do plano municipal de emergência.

O ministro da Saúde não afastou no domingo a remota possibilidade de haver mão humana como causa. A Antena 1 sabe que a Polícia Judiciária só será chamada a intervir se aparecerem suspeitas e se for aberto um inquérito por parte do Ministério Público.

PUB