Tempo de espera nas urgências pode ser diminuído com separação de utentes

por Sandra Henriques

Foto: Antena1

O diretor do serviço de medicina IV no Hospital São Francisco Xavier, Luís Campos, afirma que há algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o tempo de espera dos utentes nos serviços de urgência. Por exemplo, podem separar-se os doentes consoante as cores das pulseiras, e os casos que não necessitem de exames podem ser logo atendidos para uma equipa de clínica geral.

Em declarações ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues, Luís Campos, que pertenceu à comissão técnica de apoio ao processo de requalificação das urgências, afirma que concorda a solução de os hospitais sobrelotados da região de Lisboa passarem a encaminhar os doentes mais graves para outras unidades de saúde.

O responsável recorda que esta situação já ocorreu noutros anos em que houve picos de afluência às urgências e sublinha que se trata de uma medida lógica.

Este comentário surge depois de o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Cunha Ribeiro, ter admitido à Antena 1 vir a ativar o plano de desvio de emergência de doentes.

pub