Programas Rádio

Caleidoscópio

Imagem de Berio e o potencial idiomático dos instrumentos solo

Géneros

  • Música - Outros Tons - SÓ ANTENA 2

Informação Adicional

Berio e o potencial idiomático dos instrumentos solo

Episódio 20250831 de 0

Berio e o potencial idiomático dos instrumentos solo
Este episódio revela a fase em que Luciano Berio se interessa pelo potencial idiomático dos instrumentos solo. Fascinado pelo virtuosismo instrumental, Berio começa a trabalhar na série de catorze Sequenze, que tem início em 1958 com a composição da Sequenza I para flauta, e termina com a composição da Sequenza XIV para violoncelo escrita entre 2002 e 2003. Esta série de obras a solo com os correspondentes Chemins, ou seja, elaborações para conjunto instrumental de algumas das Sequenze - exemplifica a abordagem de Luciano Berio à composição como \"work in progress\", concebida como um processo potencialmente interminável de comentário e elaboração, que se reproduz de uma peça para a outra. Berio é especialmente conhecido pelas suas transcrições e arranjos a partir de obras já existentes, adaptando e transformando a música de outros compositores ou dele mesmo. Neste episódio ouviremos alguns exemplos das suas mais relevantes transcrições

Ficha Técnica

Título Original
Caleidoscópio
Autoria
vários