Programas tv

O Rio do Ouro

O Rio do Ouro

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Paulo Rocha filmou, de forma admirável, uma fascinante história de paixão, ciúme e nostalgia na bela região do Douro

Nas margens do Douro, António, salva a sua sobrinha Mélita de morrer afogada no rio. Grávida de um homem casado, Mélita, é levada por Carolina, a mulher do seu tio, a abortar. No comboio, Carolina, repara num atraente cigano que poderia dar um bom marido para Mélita. O cigano, porém, é assaltado por devastadoras visões de Mélita, numa vida passada, cometendo um crime sangrento.

A região do Douro é mais uma vez o cenário para uma absorvente e sinuosa história de amores cruzados e trágicos, em O Rio do Ouro de Paulo Rocha, um dos veteranos cineastas portugueses do movimento do Novo Cinema Português dos anos 60 e autor do memorável Verdes Anos. O Rio do Ouro parte de um facto verídico que Rocha transforma numa fascinante história de paixão, ciúme e nostalgia, na qual a paisagem e o rio desempenham um papel dominante, aliás ambos captados de forma deslumbrante. Da fotografia de Elso Roque à música de José Mário Branco, O Rio do Ouro é um filme de estranhas e inesperadas emoções, de contrastantes e contraditórias atmosferas psicológicas, onde Rocha reafirma a sua maturidade cinematográfica.

Ficha Técnica

Título Original
O Rio do Ouro
Intérpretes
Lima Duarte, Isabel Ruth, Joana Bárcia, João Cardoso, António Capelo, Filipe Cochofel, António Rodrigues, Alice Silva, Vitalina Beleza, Joana Mayer, Absinte Abramovici
Realização
Paulo Rocha
Produção
Paulo Rocha e Bruno Stroppiana
Autoria
Paulo Rocha
Música
José Mário Branco
Ano
1998
Duração
100 minutos