Um filme realizado por José Fonseca e Costa e fotografia de Eduardo Serra, baseado na obra E Aos Costumes Disse Nada, de David Mourão Ferreira
Uma hilariante e delicada comédia de costumes com um olhar corrosivo sobre as singularidades da instituição militar. Filme do cineasta José Fonseca e Costa, com Mário Viegas, Victoria Abril, Lia Gama, Armando Cortês e Henrique Viana. Baseado na obra "E aos Costumes Disse Nada" de David Mourão Ferreira, foi um dos primeiros trabalhos do premiado diretor de fotografia português Eduardo Serra (Harry Potter, Rapariga com Brinco de Pérola, Diamantes de Sangue).
Enquanto cumpre o serviço militar, Henrique (Mário Viegas), um jovem oriundo da alta burguesia, começa a receber misteriosos telefonemas de uma mulher (Victoria Abril) que o seduz e atrai para uma série de encontros sem consequências. Henrique é levado a descobrir que o amor e a guerra têm muito em comum: as estratégias, as tácticas, os inimigos, os aliados. O jogo vai-se revelando pouco a pouco à medida que Henrique se sente preso numa perigosa armadilha e se apercebe que o objetivo da mulher é vingar-se da tirania do pai e de todos os homens que subjugam as mulheres.