Programas tv

Fado, História d´uma Cantadeira

Fado, História d´uma Cantadeira

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Perdigão Queiroga realizou, em 1948, um dos melhores melodramas do cinema português, imortalizando Amália ao lado de Virgílio Teixeira, António Silva e Vasco Santana

Em Alfama, a cantadeira Ana Maria estreia-se em público num retiro de fado, alcançando um grande êxito. A sua carreira arranca subitamente, levando-a de seguida até ao teatro e a percorrer o circuito da vida boémia de Lisboa. Apesar de tudo, Ana Maria não se deixa contagiar pelo sucesso e continua ligada ao seu homem de sempre, o Júlio guitarrista. Mas a atração por uma vida de luxo e celebridade acaba por complicar tudo e Júlio começa a pensar em partir para África.

"Fado, a História de uma Cantadeira", realizado em 1948 por Perdigão Queiroga, é sem dúvida um dos melhores melodramas do cinema português dos anos de oiro. É também um dos filmes onde o fado e as personagens e os ambientes lisboetas em que nessa época se apoiava, e de que se alimentava, melhor estão representados. No fundo, esta excelente obra de Queiroga sobre a vertiginosa trajectória de uma fadista de Alfama dividida entre o sucesso e as suas origens populares, é acima de tudo uma assumida homenagem a Amália Rodrigues, razão primeira e fundamental do fascínio e do êxito deste filme, que os anos nunca fizeram esquecer. Pelo contrário, rever Amália neste filme é sempre um prazer irresistível, não só pela sua magnética presença mas também porque estava rodeada por um elenco notável, em que se contam os nomes de Virgílio Teixeira, António Silva, Vasco Santana ou Eugénio Salvador.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Fado, História d´uma Cantadeira
Intérpretes
Amália Rodrigues, Virgílio Teixeira, Vasco Santana, António Silva, Tony D´Algy, Raúl de Carvalho, Eugénio Salvador
Realização
Perdigão Queiroga
Produção
F.A. Quintela e Lisboa Filme
Autoria
Armando Vieira Pinto
Música
Jaime Mendes e Frederico de Freitas
Ano
1948
Duração
107 minutos