Programas tv

Princesa Mononoke

Princesa Mononoke

Géneros

  • Filmes - Animação

Informação Adicional

Uma épica e heróica fantasia, inspirada em velhas histórias japonesas do século XV, que constitui uma espantosa obra-prima da animação.

Ashitaka é o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana. Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate.
O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. Esta rapariga, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se-á entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.

Foram precisos quase três anos para que Princesa Mononoke, uma obra-prima do Cinema de Animação nipónico, chegasse à Europa, depois de se ter tornado num estrondoso sucesso no Japão. Inspirando-se em velhas histórias japonesas do século XV, Hayao Miyazaki, escreveu e realizou uma épica e heróica fantasia que, nas suas belas e sumptuosas imagens bem como no seu sinuoso e fascinante enredo, cria uma admirável reflexão sobre a complexa harmonia do progresso tecnológico com a preservação da Natureza. Tudo isto, servido por um envolvente sentido do espetáculo visual num filme que recusa o velho confronto simplista entre o Bem e o Mal para impôr uma abordagem muito mais inteligente e adulta, que passa pelas relações de lealdade, coragem e amizade no contexto de interesses e alianças por vezes convergentes por vezes antagónicas. Uma bela e surpreendente obra de animação.

Ficha Técnica

Título Original
Mononoke Hime
Intérpretes
Kaoru Kobayashi, Yoji Matsuda, Yuko Tanaka, Yuriko Ishida
Realização
Hayao Miyazaki
Produção
Tokuma Shoten, Nippon Television Network, Dentsu e Studio Ghibli
Autoria
Argumento: Hayao Miyazaki
Música
Joe Hisaishi
Ano
1997
Duração
130 minutos