Programas tv

O JOGADOR

Imagem de O JOGADOR

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Premiado no Festival de Cannes, um filme corrosivo e mordaz sobre o Mundo do cinema visto através do olhar satírico de Robert Altman, com Tim Robbins

Griffin Mill, o poderoso executivo de um estúdio de cinema em Hollywood, faz inimigos entre os escritores e autores dos argumentos que rejeita. Um dia, começa a receber cartas ameaçadoras e anónimas em nome dos argumentistas desiludidos. Mill suspeita de Larry Levy, com quem se envolve num confronto físico que dita, acidentalmente, a morte do jovem argumentista. Iludindo as provas do seu acto, Mill, envolve-se amorosamente com June, a antiga namorada de Larry, e acaba por se tornar suspeito da morte do argumentista. Porém, a polícia nada consegue provar e Mill acaba por transformar a sua insólita história num filme de sucesso.

¿O Jogador¿ foi um dos filmes que maior sensação fez no Festival de Cannes de 1992, tendo conquistado os prémios para a Melhor Realização, Robert Altman, e para o Melhor Interprete, Tim Robbins. Altman regressava, assim, às grandes e corrosivas sátiras que desde ¿MASH¿ fizeram a sua reputação. Em ¿O Jogador¿, Altman ataca ¿forte e feio¿ o seu próprio mundo, Hollywood, através da história do executivo de um estúdio, ameaçado de morte por um argumentista descontente que comete um homicídio involuntário, envolve-se amorosamente com a mulher da vítima e produz um filme de sucesso sobre o seu sinuoso e emocionante caso pessoal. Com o seu particular humor irónico e corrosivo e a sua visão desconcertante e amoral de um dado universo, Altman constrói um retrato implacável e alucinante dos bastidores de Hollywood no início dos anos 90. Uma divertida e fascinante paródia, onde uma série de grandes vedetas surgem como elas próprias, numa espécie de figuração especial, para dar credibilidade a esta história sobre o mundo do cinema que não respeita nada, excepto o sucesso.

Ficha Técnica

Título Original
THE PLAYER
Intérpretes
Tim Robbins, Greta Scacchi, Fred Ward, Peter Gallagher, Whoopi Goldberg, Vincent d¿Onofrio, Brion James, Cynthia Stevenson.
Realização
Robert Altman
Produção
David Brown, Michael Tolkin e Nick Wechsler
Autoria
Michael Tolkin
Música
Thomas Newman
Ano
1991
Duração
120m (cor) minutos