O FANTASMA APAIXONADO
Uma das mais belas e fantásticas histórias de amor do cinema americano dos anos 40, com Rex Harrison e Gene Tierney.
No início do século XX, a jovem viúva Lucy Muir compra uma bela casa à beira-mar no sul da Inglaterra. Na casa viveu em tempos um arrogante capitão da marinha mercante que se diz ter regressado da morte como fantasma e tem, desde então, assombrado a mansão. Lucy não presta atenção a velhas lendas e instala-se na casa com a sua filha Anna. Porém, rapidamente, descobre que há, efectivamente, um fantasma na casa mas não se deixa intimidar e exige poder ve-lo. Acaba por convencer o fantasma a deixa-la viver na casa e ele apaixona-se por ela. Ao longo dos anos o fantasma e Lucy fortalecem laços de mútuo respeito, admiração e amor, aguardando o tempo em que os dois se possam unir para sempre noutra dimensão e noutra vida.
"O Fantasma Apaixonado", é um dos mais belos filmes de Joseph L. Mankiewicz e de todo o cinema americano dos anos quarenta. Trata-se de uma arrojada adaptação ao cinema de um romance de R. A. Dick, sobre as relações entre uma bela viúva e um sedutor fantasma, que Mankiewicz transformou numa fabulosa peça de humor inteligente e romantismo delirante. Uma história de amor, que se desenrola com todo o charme e ironia para além da vida e do real, que é também uma fascinante viagem pelo Mundo da solidão e da morte. Enquanto ela transforma o imaterial, o irreal e o onírico em desejo e paixão para fugir à solidão, ele descobre, amargamente, que a morte não lhe permite mais do que contemplar a beleza e a força da vida que perdeu para sempre. Mas, se os mortos não podem regressar à vida, pelo menos têm a eternidade para esperar que os vivos lá cheguem. Com duas magníficas interpretações a cargo de Rex Harrison e Gene Tierney, “O Fantasma Apaixonado”, é uma das mais fascinantes e insólitas histórias de amor, fantasia e nostalgia produzidas nos anos de ouro de Hollywood.
Ficha Técnica
- Título Original
- THE GHOST AND MRS. MUIR
- Intérpretes
- Rex Harrison, Gene Tierney, George Sanders, Edna Best, Vanessa Brown, Anna Lee, Robert Coote, Natalie Wood, Isobel Elsom, Victoria Horne.
- Realização
- Joseph L. Mankiewicz
- Produção
- Fred Kholmar
- Autoria
- Philip Dunne
- Música
- Bernard Herrmann
- Ano
- 1947
- Duração
- 101m (pb) minutos