O filme de culto de Godard, ¿O Acossado¿, adaptado à América dos anos 80 num exercício de puro gozo e citação cinematográfica, com Richard Gere e Valerie Kaprisky
Jesse Lujack, um simpático marginal, rouba um carro em Las Vegas e parte para Los Angeles. Tenta impfressionar umas raparigas, é perseguido por um polícia que assassina a tiro. Em Los Angeles localiza a sua namorada Monica Poiccard, uma jovem estudante francesa de arquitectura, que tenta forçar a acompanhá-lo até ao México. Monica protesta contra a situação tentando fazer perceber a Jesse que a sua relação acabou. Jesse, porém, não liga a pormenores e tenta arranjar dinheiro. A polícia continua no seu encalço e Jesse arrasta Monica para uma perigosa fuga, marcada por excessos e provocações, que acabará da pior forma com a morte de Jesse.
Jim McBride foi durante muito tempo um cineasta ¿underground¿, dito intelectual de vanguarda, influenciado pelo cinema europeu. Não é por isso surpreendente que ¿O Último Fôlego¿ seja uma variação mista de homenagem e ¿pastiche¿ ao célebre filme de Godard, ¿O Acossado¿, que McBride adaptou à América dos anos 80. Trata-se de uma história de amor louco, marginalidade, perseguição, rock e morte, protagonizada por um par de amantes que cruzam as ruas de Los Angeles em carros roubados, fazem amor em moteis e exibem, sistematicamente, as suas divergências existenciais. Um puro exercício de gozo cinematográfico, marcado por muitas citações não só a Godard como também a Hitchcock, numa estranha atmosfera de fábula moderna e Banda Desenhada, com Richard Gere e Valerie Kaprisky nos principais papeis.