Programas tv

A Balada da Praia dos Cães

A Balada da Praia dos Cães

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Um absorvente policial inspirado no romance homónimo de José Cardoso Pires

Em Portugal, no início dos anos 60, aparece na Praia dos Cães o cadáver de um homem brutalmente assassinado. O cadáver é identificado como sendo o do capitão Dantas, um revolucionário procurado pela polícia política, que fugiu da prisão militar do Forte de Elvas. O caso dá origem a um complexo inquérito policial, não só para determinar a identidade do assassino mas a própria natureza do crime. A investigação é entregue ao Chefe de Brigada Elias Santana da Polícia Judiciária que, de interrogatório em interrogatório vai penetrando nas personalidades dos suspeitos.
Pouco a pouco, o Chefe Santana vai reconstituindo, imaginando e deduzindo o que se terá passado após a fuga do capitão, e dos seus cúmplices, efetuada com a ajuda de Mena, uma mulher sedutora e misteriosa que o pode levar à perdição.

Adaptação ao cinema do célebre romance de José Cardoso Pires, A Balada da Praia dos Cães parte de um engenhoso argumento construído como um inquérito policial, que surpreende pela sua eficácia narrativa. José Fonseca e Costa demonstra, mais uma vez, ser um excelente contador de histórias bem como um realizador de forte e segura escrita cinematográfica. Co-produção entre Portugal e Espanha, A Balada da Praia dos Cães, é um absorvente e hábil filme policial, de sinuosa atmosfera política e passional, sobre o caso de um preso político nos anos sessenta que aparece morto e dá origem a um complexo inquérito policial, não só para determinar a identidade do assassino como a própria natureza do crime.
Fonseca e Costa assina um belo e inteligente filme, cujo destaque vai para um elenco internacional onde se contam os nomes de Raul Solnado e da espanhola Assumpta Serna nos principais papéis.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
A Balada da Praia dos Cães
Intérpretes
Raul Solnado, Assumpta Serna, Patrick Bauchau, Carmen Dolores, Henrique Viana, Pedro Efe, Sergi Mateu, Mário Pardo
Realização
José Fonseca e Costa
Produção
António Cunha Telles
Autoria
José Cardoso Pires (romance); José Fonseca e Costa, António Larreta e Pedro Bandeira Freire (argumento)
Música
Alberto Iglésias
Ano
1986
Duração
86 minutos