BRAVO TWO ZERO
Um excelente drama de guerra sobre a reconstituição de um episódio verídico da Guerra do Golfo, que é uma magnífica história de coragem, heroísmo e sobrevivência.
Em Janeiro de 1991, no início da ofensiva da Guerra do Golfo um destacamento de 8 soldados britânicos dos SAS é lançado no Iraque, atrás das linhas inimigas, com uma importante e excepcionalmente perigosa missão: neutralizar rampas de lançamento de mísseis SCUD e sabotar as linhas de comunicação entre Bagdade e o norte do Iraque. O destacamento foi cercado pelo exército iraquiano e dos oito homens apenas um conseguiu evitar a detenção. Três acabaram por morrer e os restantes deram uma lição ao Mundo de sobrevivência, resistência e coragem.
¿Bravo Two Zero¿ é uma excelente e fiel adaptação ao cinema do livro do sargento Andy McNab sobre a sua incrível e dramática missão no Iraque durante a Guerra do Golfo. Em Janeiro de 1991 o sargento, excelentemente interpretado por Sean Bean, comandava um destacamento das forças especiais britânicas que tinha a missão de neutralizar mísseis e sabotar comunicações atrás das linhas inimigas. Porém, condições climatéricas adversas, o cerco das forças iraquianas e problemas com as comunicações resultaram na morte de três elementos, na fuga de um deles e na detenção dos restantes quatro, que conseguiram com coragem e determinação resistir e sobreviver. Tom Clegg, quase em tom semi-documental, constrói um admirável drama de guerra com uma notável precisão pelos pormenores mais banais da preparação e execução pelas forças especiais duma missão de guerra com este grau de risco. Por outro lado, ¿Bravo Two Zero¿ é uma grande história de homens em guerra, cujos factores de coragem, determinação e heroísmo ainda são mais importantes que toda a sofisticação tecnológica da guerra contemporânea.
Ficha Técnica
- Título Original
- BRAVO TWO ZERO
- Intérpretes
- Sean Bean, Steve Nicolson, Rick Warden, Richard Graham, Ian Curtis, Jamie Bartlett, Robert Hobbs, Ron Senior Jr., Nick Ashby.
- Realização
- Tom Clegg
- Produção
- Ruth Caleb e Anant Singh
- Autoria
- Troy Kennedy-Martin
- Música
- David Ferguson
- Ano
- 1999
- Duração
- 115m (cor) minutos