ESTADO DE GUERRA
Uma impressionante alegoria sobre a Guerra do Vietnam num thriller de acção inquietante, perturbador e sanguinário, com assinatura de Walter Hill.
Em 1973 na Louisiana nove soldados da Guarda Nacional, quase todos oriundos de outras partes da América, entram nos traiçoeiros e e perigosos pântanos daquela região do sul para um exercício de rotina. Atravessam, a bordo de umas canoas fornecidas pelos ¿cajuns¿ locais, uma zona remota quando um dos soldados, imprudentemente, dispara um tiro com a sua arma carregada com munições de exercício. Imediatamente, um tiro parte das margens matando o chefe da patrulha. Obrigados a continuar a pé e completamente perdidos os soldados são atraídos às mais inesperadas armadilhas e eliminados um a um por um ¿inimigo¿ implacável.
Walter Hill conquistou a sua reputação de hábil criador de absorventes e emocionantes thrillers de acção em filmes como ¿Estado de Guerra¿. Produções de pequeno orçamento, construidas com uma espantosa economia e eficácia narrativa e, sobretudo, com um fabuloso sentido visual da acção física, que fez de Hill um dos mais dignos e legítimos herdeiros de Peckinpah. ¿Estado de Guerra¿ é a história do absurdo e brutal massacre de um destacamento da Guarda Nacional, perdido nos pântanos da Louisiana e à mercê dos ¿cajuns¿ locais, que vão abatendo de forma brutal inexperientes e ingénuos rapazes numa espécie de guerrilha mortal e invisível. Uma impressionante alegoria sobre a Guerra do Vietnam num thriller de acção inquietante, perturbador e sanguinário, com Keith Carradine e Powers Boothe nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- SOUTHERN COMFORT
- Intérpretes
- Keith Carradine, Powers Boothe, Fred Ward, Franklyn Seales, T.K. Carter, Lewis Smith, Les Lannom, Peter Coyote, Brion James.
- Realização
- Walter Hill
- Produção
- David Giler
- Autoria
- Michael Kane, Walter Hill e David Giler
- Música
- Ry Cooder
- Ano
- 1981
- Duração
- 106m (cor) minutos