TRÊS IRMÃOS
Teresa Villaverde filmou de forma impressionante e perturbadora esta crónica urbana e familiar sobre o cruel sofrimento de uma jovem mulher, com Maria de Medeiros.
Maria tem vinte anos e vive com a sua família em Lisboa. Os seus dois irmãos, e mais tarde a mãe, deixam-na sozinha com o pai que é cego. Maria sofre em silêncio. Vive um quotidiano difícil, amargo e por vezes mesmo cruel. Guarda todos os segredos. Tenta velar por todos. Mas ninguém lhe presta a atenção que merece. Perde o emprego e a polícia anda atrás dela. E, um dia, decide acabar com tudo e acabar com ela.
"Três Irmãos" é uma realização de Teresa Villaverde que passou pelo Festival de Veneza onde Maria de Medeiros conquistou o Prémio da Melhor Actriz. Uma amarga, cruel e patética crónica urbana e familiar, centrada na dramática trajectória de uma jovem mulher obrigada, por variadas circunstâncias, a lidar com um terrível sofrimento existencial que a leva a um brutal suicídio. Teresa Villaverde filma tudo isto com um impressionante sentido de drama quotidiano e social numa grande cidade europeia, no caso Lisboa, onde, no meio de noites feéricas cheias de néon e aparente alegria, alguns vivem tragédias pessoais de incontornável solidão, miséria, desespero e morte.
Ficha Técnica
- Título Original
- TRÊS IRMÃOS
- Intérpretes
- Maria de Medeiros, Marcello Urgheghe, Laura del Sol, Mireille Perrier, Evgeni Sidihin, Fernando Reis Junior, Luís Miguel Cintra, Olimpia Carlisi.
- Realização
- Teresa Villaverde
- Produção
- Joaquim Pinto
- Autoria
- Teresa Villaverde
- Ano
- 1994
- Duração
- 104m (cor) minutos