Traffic - Ninguém Sai Ileso
Histórias paralelas que Soderbergh liga de forma brilhante. Do produtor ao consumidor... Um retrato do mundo do tráfico de droga
Robert Wakefield, antigo juiz do Supremo, é nomeado pela Casa Branca diretor de um grupo de trabalho para coordenar as ações de combate ao tráfico de droga nos Estados Unidos. Porém, fica em estado de choque ao descobrir que a sua própria filha é toxicodependente e demite-se do cargo para a acompanhar num programa de desintoxicação. No México, Javier Rodriguez, agente da polícia na fronteira com os Estados Unidos, é recrutado pelo general Salazar para auxiliar a desmantelar um cartel de tráfico de droga. Na verdade, tratava-se apenas de ¿eliminar concorrência¿ já que o general apoiava outra organização de traficantes. Javier decide colaborar com as autoridades norte-americanas. Um barão da droga, Carlos Ayala é detido pelas autoridades americanas. A sua mulher, Helena, que ignorava as atividades do marido assiste à derrocada financeira do seu estilo de vida e acaba ela própria por se ocupar do tráfico de droga.
Partindo de um argumento inspirado numa série de televisão britânica, Steven Soderbergh, constrói um espantoso quadro de convergências do fenómeno da droga a partir do fio narrativo de três histórias que, por vezes, se interpenetram. Soderbergh observa, frontal e objectivamente, o universo da droga, dos traficantes aos políticos, passando pelas autoridades e pelos utilizadores, como se todos fossem parte de um trágico puzzle que nada nem ninguém pode, verdadeiramente, controlar, combater ou, pior que tudo, ignorar no limiar do século XXI. Assumindo, como sempre, um controlo absoluto do fabuloso impacto visual do filme, feito de imagens instáveis e de grandes cambiantes cromáticos como se se tratasse de uma espécie de documentário estilizado, ?Traffic-Ninguém Sai Ileso? é, na verdade, um filme a vários títulos notável. Com um elenco deslumbrante, onde se contam os nomes de Michael Douglas, Catherine Zeta-Jones ou Benicio Del Toro, muito justamente premiado com o Óscar de Melhor Ator Secundário, ?Traffic-Ninguém Sai Ileso? obteve ainda os Óscares da Academia de Hollywood para a Melhor Realização, Melhor Montagem e Melhor Argumento Adaptado, bem como uma enorme e prestigiada lista de prémios internacionais.
Ficha Técnica
- Título Original
- Traffic
- Intérpretes
- Michael Douglas, Benicio Del Toro, Erika Christensen, Don Cheadle, Luiz Guzman, Dennis Quaid, Catherine Zeta-Jones, Steven Bauer. Jacob Vargas, Andrew Chavez.
- Realização
- Steven Soderbergh
- Produção
- Laura Bickford, Marshall Herskovitz
- Autoria
- Stephen Gaghan
- Música
- Brian Eno, Cliff Martinez e Jeff Rona
- Ano
- 2000
- Duração
- 136 (cor) minutos