Programas tv

Regresso a Nacala

Regresso a Nacala

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um confronto entre o passado e o presente através da fotografia de umm grande artista

Em Moçambique, Nacala, trinta anos depois do fotógrafo José Henriques e Silva, que aí viveu, os ter fotografado, foi possível fazer-se uma exposição fotográfica, onde se registou reações de alguns intervenientes e recordações de familiares, de outros, já desaparecidos.
Em Portugal, no Porto, cidade onde nasceu o fotógrafo, já desaparecido, pretende-se "visitar" e contactar, com locais e pessoas que conheceram o sensível artista.
O filme articula-se através de um confronto entre passado,(as fotografias da exposição) e o presente (os personagens representados reconhecendo-se ou identificando os seus familiares, praticamente trinta anos depois).
O que aconteceu aquelas crianças que brincavam na praia? E aqueles homens que puxavam as redes e aquelas mulheres de máscaras? Será que ainda hoje cobrem o rosto com aquele pó de beleza branco? Que vida tiveram eles, durante esta longa ausência?
Este filme pontuado de interrogações é construído como uma busca, uma inquirição contada na primeira pessoa, seguindo os traços de antiga amizades do fotógrafo José Henriques e Silva. É um filme de uma viagem, cuja rota nos conduz ao reencontro de um homem com os seus amigos. É um filme de um novo encontro entre um país, Portugal, e o seu passado africano.

Ficha Técnica

Título Original
Regresso a Nacala
Realização
Brigitte Martinez
Produção
Costa do Castelo Filmes
Autoria
Joana pereira Leite e Brigitte Martinez