Programas tv

A Lenda da Garça

A Lenda da Garça

Géneros

  • Telenovelas

Informação Adicional

A "Quinta da Garça" propriedade da família Faria de Castro é um palco trágico e carrega uma lenda de amores infelizes...

A história da telenovela centra-se na Quinta da Garça, propriedade da família Faria de Castro.
Mergulhada em pleno Minho, a Quinta da Garça tem sido ao longo dos tempos um palco trágico, carregando uma lenda de amores infelizes. Diz-se que lá terá vivido breves meses Inês de Castro (a dita de "Colo de Garça", que logo apelidou a Quinta) de passagem para o seu destino português. E lá também terá pernoitado Beatriz de Castro, a sempre noiva que se tornou lenda mais a Sul, no Alentejo.
Hoje, a Quinta é uma terra muito cobiçada. Nela se pretende construir um autódromo e toda uma série de infra-estruturas hoteleiras. Tal hipótese gera discórdias no seio da família Faria de Castro.
Outrora viveram na Quinta Da Garça, José e Madalena Faria de Castro e as suas duas filhas: Inês e Mariana.
Quando Madalena adoeceu com Lúpus, a sua irmã Beatriz mudou-se de armas e bagagens para a Quinta, onde vive até hoje. Inês e Mariana despontavam então para a adolescência e por isso foram criadas pela tia e pelo pai.
José Faria de Castro dirigia a fábrica têxtil que pertencera à família da mulher. Após o 11 de Março de 1975, na sequência da descapitalização da fábrica pelos dois outros sócios, o pai de Inês e Mariana viu-se obrigado a sair do país. Nessa altura deixou apenas uma carta à cunhada Beatriz dizendo-lhe que ia tentar ´encontrar a luz num país distante´ e confiando-lhe a gestão da Quinta da Garça e a educação de Inês, a filha mais nova, que então estudava medicina. Ninguém mais soube dele e o seu paradeiro é desconhecido há 24 anos.
Hoje, a possibilidade de venda da Quinta da Garça lança a discussão entre Inês e Mariana e torna necessária a procura do paradeiro do pai.
Inês nem quer ouvir falar da venda da Quinta. Mariana não quer outra coisa... deseja proceder às partilhas e começa a receber adiantamentos pela preferência dada a determinados interessados que o negócio se irá fazer pela certa, garante.
No entanto, nem tudo correrá como Mariana previra. A tia Beatriz vai dificultar-lhe a vida pois também ela se opõe à ideia e Inês acaba por descobrir a chave fundamental para fechar de vez a desavença...

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
A Lenda da Garça
Intérpretes
Carmen Dolores, Luís Esparteiro, Sinde Filipe, Patrícia Tavares, Isabel Medina, Carlos Quintas, Marques D´Arede, Manuel Cavaco, Filipe Ferrer, André Gago, Sónia Aragão, Henrique Viana, Lurdes Norberto, Sofia Grillo, Pedro Granger, Ana Burstoff
Realização
Jorge Cardoso
Produção
NBP
Autoria
Victor da Cunha Rêgo (ideia), Paula Mascarenhas (argumento)
Ano
1999
Duração
40 minutos