FILHOS DA ESCOLA
Um documentário que tenta mostar, com o detalhe possível, os seis meses da ¿criação¿ de um fuzileiro
Os fuzileiros navais formam a mais antiga das forças especiais portuguesas : o "Terço da Armada Real" dos "marinheiros de fuzil" foi criado no início do século dezassete.
No local onde as naus antigamente se abasteciam de biscoito, em Vale do Zebro, está actualmente instalada a Escola de Fuzileiros. E foi aí que o jornalista José Sacavém e os repórteres de imagem António Antunes e Fernando Pineza acompanharam a formação básica dos fuzileiros modernos : seis meses de duras provas físicas e psicológicas, entre cujos obstáculos se inclui - por exemplo - a mítica "pista do lodo". Foi a primeira vez que uma equipa de televisão registou sem quaisquer restrições esta preparação dos fuzileiros.
Só metade dos jovens voluntários consegue a almejada boina azul ferrete. São esses os "filhos da escola"- é assim que os fuzileiros se tratam uns aos outros.
Um documentário de José Sacavém com imagem de António Antunes e Fernando Pineza, edição de imagem de Paulo Alexandre, locução de Jorge Moreira, pós-produção audio e sonoplastia de António Garcia, produção de Maria João Rolão Preto.
Ficha Técnica
- Título Original
- FILHOS DA ESCOLA
- Ano
- 2003
- Duração
- 52 m minutos