Programas tv

Bom Dia Benjamim!

Bom Dia Benjamim!

Géneros

  • Infantis e Juvenis

Informação Adicional

O Benjamim é um miúdo com 6 anos que vive num mundo quase a duas dimensões

Bom Dia, Benjamim é uma série de desenhos animados para televisão, em pequenos episódios independentes de 30 segundos cada.
Destina-se a crianças entre os 3 e os 7 anos.
Cada episódio conta uma pequena história real ou imaginária da vida do Benjamim. O Benjamim é um miúdo com 6 anos que vive num mundo quase a duas dimensões, uma flatland desenvolvida no imaginário visual do livro homónimo, onde os pais, os amigos, os brinquedos, os objetos e as ações do quotidiano são por ele observados de forma peculiar.
O Benjamim vai na carrinha com o Sr. Bento a caminho da escola, dá calinadas na tabuada, brinca no clube com os amigos e sozinho no quarto, faz de golfinho na banheira, sobe a mais alta montanha do mundo, estraga a canalização da cozinha, liberta o cavalo de pau que estava preso no carrossel, descobre o prazer de lambuzar pudim como um sapo, a emoção de partir um vidro da escola,
e a tristeza do desaparecimento do seu gato Ronrom.
A série Bom Dia, Benjamim pretende divertir pelas questões que levanta e pela imaginação infantil e prodigiosa do Benjamim, não fugindo a um ou outro momento mais poético, e aliando um carácter pedagógico ao objetivo fundamental de entreter.

Bom Dia, Benjamim começou por ser um disco / livro, editado em 1995, desenvolvido a partir de uma ideia de José Peixoto (com a colaboração de Paulo Curado e Nuno Artur Silva), com guião de N. A. Silva e Luís Miguel Viterbo, músicas de J. Peixoto, P. Curado e outros, arranjos e direcção musical de José Mário Branco, voz de Maria João e ilustrações de Cristina Sampaio.
Bom Dia, Benjamim foi depois uma peça de teatro (Festival dos Cem Dias, C.C.B., 1998), com música tocada ao vivo, encenação de António Feio, e Teresa Sobral no papel principal.

Ficha Técnica

Título Original
Bom Dia Benjamim!
Duração
30s minutos