Programas tv

Pedro e Inês (bailado)

Pedro e Inês (bailado)

Géneros

  • Artes e Cultura - Bailado

Informação Adicional

A história do amor de ´Pedro e Inês´ é revisitada num extraordinário bailado de Olga Roriz, interpretado pela Companhia Nacional de Bailado

Olga Roriz retrata de forma memorável a lenda que imortalizou o par romântico do imaginário português, a eterna paixão entre o príncipe e a bela dama Inês, um amor proibido pelo pai do monarca, o Rei D. Afonso IV, que acabaria em assassinato, vingança e posterior coroação de Inês como rainha de Portugal.

Numa dança que mistura paixão, entrega, desespero e tensão, um casal de bailarinos move-se sobre um espelho de água, que representa a Quinta das Lágrimas em Coimbra, onde D. Pedro se encontra secretamente com a nobre galega para fugir aos olhares dos que viam aquele amor como uma ameaça à soberania nacional.
Pedro perdeu-se de amores por Inês, a dama de companhia da sua futura mulher D. Constança. Uma paixão contrariada pelo pai, o rei D. Afonso IV. Depois da morte da princesa, D. Pedro pôde finalmente unir-se ao seu grande amor. Mas o romance era criticado pela corte e o rei acabou por ordenar a morte de Inês. Louco de dor, D. Pedro liderou uma revolta contra o rei, nunca perdoando o pai pelo assassinato da sua amada.
Quando assumiu a coroa, D. Pedro mandou prender e matar os assassinos de Inês, arrancando-lhes o coração. Depois, mandou desenterrar o corpo de Inês, sentou-a no trono e, perante todo o povo português, corou-a Rainha de Portugal e obrigou os nobres a beijar a mão da sua amada.
Um magnífico bailado sobre um tema histórico português a lembrar o drama de Romeu e Julieta, "Pedro e Inês" é uma coreografia original de Olga Roriz para a Companhia Nacional de Bailado, que recebeu o Prémio Almada 2003 atribuído pelo Instituto das Artes.
Uma história "mortal e imortal, cheia de segredos transparentes, de meandros obscuros, de interesses privados, poder, defesas, fronteiras e, sobretudo, de uma louca e incondicional paixão". Olga Roriz
Espetáculo gravado em novembro de 2004 no Teatro Camões em Lisboa.
Produção: Companhia Nacional de Bailado
Música: Arvo Part, Philip Glass, LTJ Buken e Blixa Bargeld
Cenário: João Mendes Ribeiro
Figurinos: Mariana Sá Nogueira
Desenho de Luz: Cristina Piedade

Ficha Técnica

Título Original
Pedro e Inês (bailado)
Intérpretes
Companhia Nacional de Bailado, Henriett Ventura, Ana Lacerda, Carlos Pinillos, Christian Schwarm, Mário Franco
Realização
Rui Simões
Produção
RTP
Ano
2004
Duração
71 minutos