Programas tv

PO-RUSSKI

PO-RUSSKI

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Um espaço de diálogo entre identidades culturais diversas para além de um espaço cultural e informativo, dirigido aos imigrantes russófonos residentes em Portugal

O projecto PO-RUSSKI é um programa em língua russa na 2: dirigido simultaneamente à população russófona e aos portugueses, que o receberão legendado em língua portuguesa.
A iniciativa, resultante de uma parceria entre a RTP e a Associação Respublika, é um momento histórico. Pela primeira vez, nos anos da sua existência, a televisão portuguesa emite um programa em língua russa para uma comunidade. Este momento histórico marcado pela diversidade cultural emergente do grande fluxo migratório de cidadãos da antiga União Soviética, que neste momento apresentam no total cerca de 500.000 habitantes.
Esta população imigrada é, na generalidade, uma população culta, com necessidade de informação de qualidade e de uma ligação às raízes, que os novos meios de comunicação facilitam.
Aos portugueses, já habituados à sua convivência, interessa também o aprofundamento da informação sobre o modo de ver destes novos parceiros, marcado por uma cultura diversa e por tradições que são pouco conhecidas em Portugal.
A televisão facilita esse intercâmbio, pela virtualidade que tem de unir em si toda a informação dos demais meios de comunicação.
Os processos de imigração são sempre saltos no desconhecido para os que imigram. Quando imigramos nunca sabemos o que nos espera do outro lado. No caso concreto destas populações há dificuldades específicas que não podem deixar de ser observadas. Uma delas reside no facto de a generalidade dos cidadãos falar apenas a sua língua de origem ou a língua de união, que é o russo, muito pouco conhecido em Portugal.
Por maior que seja a facilidade que quase todos têm demonstrado na aprendizagem do português, é obvio que não lhes é possível aceder à cultura, com a densidade que ela comporta, por via da língua de Camões.
É, por isso, indispensável um programa na língua que todos dominam - o russo.
Mas não é apenas a língua que nos separa. É uma outra maneira de olhar as coisas e o mundo, que tem de ser respeitada na diversidade que marca as sociedades modernas.
Somos diferentes, mas temos que ser iguais no acesso à informação e à cultura.
Neste tempo de globalização, o mais importante é a salvaguarda das diferenças.
O programa PO-RUSSKI, dirigido aos imigrantes russófonos residentes em Portugal marca a diferença transmitindo aos imigrantes uma visão do mundo segundo os seus prismas culturais e dando a conhecer aos portugueses essa visão do mundo e da sociedade portuguesa.
No fim de contas, pretendemos que, para além de um espaço cultural e informativo seja um espaço de diálogo entre identidades culturais diversas.
Nesse plano, daremos uma especial atenção à explicação do que é a realidade europeia que os imigrantes tão mal conhecem, explicando-a segundo os seus prismas de análise.
PO-RUSSKI - é um programa matinal, transmitido a partir das 6h30 da manhã, a hora de levantar e a hora de audiência habitual nos países de origem de imigrantes. Um magazine de 25 minutos, semanal que incluirá notícias ilustradas pelo Canal 1 da TV estatal da Rússia, rubricas de interesse dos imigrantes e pequenos programas culturais e de entretenimento.

Ficha Técnica

Título Original
PO-RUSSKI
Ano
2005