Programas tv

Carrie

Carrie

Géneros

  • Filmes - Terror

Informação Adicional

Uma das obras mais marcantes de Brian De Palma que é um dos mais célebres filmes de terror dos anos 70

Carrie White, uma rapariga tímida e introvertida que os colegas do liceu votaram ao desprezo, fica histérica quando um dia no duche da classe de ginástica se apercebe de que está a sangrar. Trata-se naturalmente da sua primeira menstruação, cuja existência ignorava devido à forma mórbida e obsessiva com que a sua mãe, uma mulher religiosamente fanática, lhe conseguiu esconder toda a informação sobre a sexualidade. Carrie é, sistematicamente, humilhada pelos colegas, em especial por Chris, a colega que mais se destaca nos ataques à infeliz rapariga. Porém, se por um lado Carrie é uma rapariga desinteressante e insignificante, é, por outro lado, um ser estranho e insólito que possui terríveis poderes psíquicos que vai usar de forma particularmente cruel e devastadora durante o baile de finalistas, depois de ter sido sujeita a uma humilhante partida.

"Carrie" foi, em 1976, um dos filmes sensação desse ano e é uma das obras mais marcantes da carreira de Brian De Palma. Partindo da adaptação ao cinema de um romance do celebérrimo mestre do horror. Stephen King, "Carrie" é um filme construído com uma precisão e uma inteligência admiráveis. Começa por ser o violento e fascinante retrato psicológico de uma adolescente em profunda crise de identidade na América dos finais dos anos 70, vítima por excelência do mais imbeciilizante fervor religioso aliado ao ancestral puritanismo do Novo Mundo. Depois, De Palma vai gradativa e subtilmente transfigurando a rapariga que todos desprezam num brutal e inesperado "anjo exterminador" capaz de criar, na portentosa sequência final, o apocalipse no liceu. Tudo isto criado com notável profundidade psicológica por um cineasta que, devendo muito a Hitchcock, soube encontrar uma fórmula de puro e fascinante terror psicológico e juvenil que tem servido de modelo a muitos e variados filmes de então para cá. "Carrie" é, pois, um dos mais espectaculares filmes de terror dos anos setenta, magistralmente servido pelas notáveis interpretações de Sissy Spacek e Piper Laurie.

Ficha Técnica

Título Original
Carrie
Intérpretes
Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, William Katt, Nancy Allen, John Travolta, P.J. Soles, Betty Buckley, Sydney Lassick, Stefan Gierasch, Priscilla Pointer.
Realização
Brian De Palma
Produção
Paul Monash
Autoria
Lawrence D. Cohen
Música
Pino Donaggio
Ano
1976
Duração
94 minutos