Programas tv

O Portugal de...

Imagem de O Portugal de...

Géneros

  • Documentários - Informação

Informação Adicional

Um olhar de 12 portugueses sobre Portugal, em conversas reveladoras!

Conheça algumas das maiores figuras da vida pública portuguesa dos últimos 50 anos.
A vida e as reflexões de uma personalidade, as pessoas, os lugares, épocas e acontecimentos.
Uma série documental extraordinária, uma partilha de experiências que o deixará a pensar.
Cada episódio será centrado numa personalidade convidada, a qual falará sobre pessoas, lugares, épocas e acontecimentos da sua vida numa perspetiva de explorar o que é ser Português, viver em Portugal e a sua relação com o País.
Em meados do século passado, vigoravam nos círculos intelectuais em Portugal impressões e explicações do que era ser Português, elaboradas sobretudo nos últimos anos do século XIX e princípio do século XX. Os símbolos e estereótipos dessa "maneira de ser Português" foram intensamente divulgados através do ensino e de muitas formas de arte e comunicação.
A presente série de programas procura compreender como a experiência de vida portuguesa dos convidados foi ou não afetada por esse património, e os levou ou não a contestá-lo e a afastar-se dele.
Trata-se de saber, no fundo, se é possível ou necessário falar, depois das transformações dos últimos 50 anos, de uma nova maneira de ser Português.

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
2006
Realização
Fernando Ávila
Produção
João Barrigana
Autoria
Rui Ramos
Ano
2006
Duração
55 minutos