Programas tv

NAUFRÁGIO AO LARGO DE MOÇAMBIQUE

Imagem de NAUFRÁGIO AO LARGO DE MOÇAMBIQUE

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A descoberta de um tesouro perdido há mais quatrocentos anos ao largo de Moçambique

O lendário tesouro em prata de Filipe III, rei de Espanha e Portugal que em tempos pereceu com a nau São José numa furiosa batalha ao largo de Moçambique em 1622, e que esteve perdido quase quatrocentos anos, voltou à luz da ribalta.
Mais de 18.000 moedas de prata nunca foram encontradas. E aparentemente o sonho ainda não acabou. Uma tripulação de quatorze homens ainda está ocupada na escavação de moedas de prata. Até aos dias de hoje o tesouro pode ser avaliado em cerca de 800.000 euros.
Tem sido um longo caminho até encontrarem as moedas ao largo da solitária costa a norte de Moçambique. O navio pertencia a uma armada que supostamente acompanhava o futuro vice rei da Índia, Francisco da Gama, bisneto de Vasco da Gama até Goa, que levava nove cestos carregados de moedas que lhe tinham sido dadas pelo rei Filipe.
Um extraordinário documentário que conta esta bem sucedida e detectivesca história desde a sua origem nos arquivos de Lisboa, até ao lindo e exótico país de Moçambique onde teve lugar o reconhecimento final combinando algumas imagens em alta definição, gráficos e entrevistas a peritos de nomeada.

Ficha Técnica

Título Original
LOST OF MOZAMBIQUE - DISCOVERY OF FRANCISCO GAMA
Autoria
Julia Knobloch e Anya Bartels-Suermondt
Ano
2005
Duração
51M minutos