Programas tv

O Dia do Regicídio

O Dia do Regicídio

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Os acontecimentos históricos que culminaram nos assassínios do Rei D. Carlos e do seu filho D. Luís Filipe

Uma série de 6 episódios, sobre os acontecimentos históricos que culminaram nos assassínios do Rei D. Carlos e do seu filho D. Luís Filipe, no dia 1 de Fevereiro de 1908.

A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma prolongada estadia em Vila Viçosa, o Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço. Anarquistas afectos à Carbonária, Alfredo Costa, Manuel Buiça, entre outros, extinguem praticamente a monarquia portuguesa de um só golpe. A extrema violência deste acto deixa a sociedade Portuguesa consternada e culmina a clivagem entre os Monárquicos e os Republicanos.
Esta série é um retrato dos tempos de enorme perturbação social que antecedem o Regicídio e das suas repercussões e convulsões, que acabaram por alterar implacavelmente o regime politico Português.

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
O Dia do Regicídio
Intérpretes
Ricardo Aibéu, Pedro Wallenstein, Pedro Carmo, Suzana Borges, Manuel Wiborg, Dinis Gomes, Pêpê Rapazote, Tiago Mateus, Adriano Luz, Virgílio Castelo, Vitor Norte, Pedro Lacerda, José Raposo, João Grosso, Márcia Breia, Laura Soveral
Realização
Fernando Vendrell
Produção
David e Golias
Autoria
Filipe Homem Fonseca, Mário Botequilha
Ano
2008
Duração
50 minutos