Programas tv

aTensão JAZZ - Uma História do Jazz em Portugal

aTensão JAZZ - Uma História do Jazz em Portugal

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Uma série documental sobre a história do jazz em Portugal

aTensãoJAZZ é uma série televisiva documental sobre a história do jazz em Portugal, projeto pioneiro.
Trata-se de um projeto da autoria de Rui Neves, conhecida autoridade do jazz, atuando como, entre outros papéis, radialista e diretor do festival Jazz em Agosto da Fundação Calouste Gulbenkian.
A realização está a cabo de Paulo Seabra, autor de vários filmes e documentários televisivos, entre os quais Ver BD e Uns tantos milhares de negativos.
aTensãoJAZZ é um gesto ambicioso, jamais tentado neste formato e amplitude. Esta série de 10 episódios visa cobrir a especificidade deste género musical de grande mérito cultural e recepção crítica no nosso país, retratando aspectos inéditos da sua vida em Portugal desde as manifestações primitivas nos anos 1920-1930 ao dinamismo e diversidade da contemporaneidade.
Para além de uma atenção para com o desenvolvimento histórico do género musical e seu campo sociocultural em Portugal, procurar-se-á moldar um prisma sobre o que é o jazz, o que é o jazz português e o que se reserva no seu futuro imediato, a partir das mais diversas opiniões, por vezes contraditórias, mas que apontam precisamente por essa razão à sua plena vida. Dos muitos músicos que fazem a sua história - dos amadores dos primeiros tempos aos profissionais mais jovens - às várias figuras institucionais e às instituições elas mesmas ? com um destaque particular e óbvio para o universo do Hot Club -, de escolas a festivais, de editoras a encontros, procura-se uma máxima perspectiva de quem compõe as notas principais da melodia do Jazz em Portugal.
Esta série foi totalmente captada em FullHD (vídeo) e Dolby Stereo (áudio).

Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
aTensão JAZZ - Uma História do Jazz em Portugal
Realização
Paulo Seabra
Produção
BlackMania
Autoria
Paulo Seabra, Rui Neves, Pedro Moura
Ano
2010
Duração
30 minutos