Programas tv

Bom Dia, Em Que Posso Ser Útil?

Bom Dia, Em Que Posso Ser Útil?

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A atividade dos ?call center?... considerado para alguns como a ?escravatura? do século XXI

A Ana ainda não perdeu a esperança de ser arqueóloga; a Maria do Carmo trabalhou uma vida nos lanifícios para acabar desempregada aos 44 anos; o Jaime já decidiu que vai ser dançarino e emigrar; o João adora o que faz e não pensa em mudar. Os quatro têm idades, percursos e projetos de vida diferentes, mas algo em comum: são todos operadores de ?call center?.
A Ana, a Maria do Carmo, o Jaime e o João são alguns dos protagonistas de um documentário que nos leva ao mundo dos call centers portugueses, um mundo onde já trabalham cerca de 50 mil pessoas mas que é quase desconhecido de quem está ?do lado de cá da linha?.
O ?call center? é o equivalente tecnológico e ?limpo? da ?linha de montagem? fabril. Um assistente de call center pode passar 8 horas por dia fechado num cubículo a olhar para um computador, sem nenhum outro contacto com o mundo ?cá de fora? senão um microfone e um par de auscultadores. Oito horas a dar informações, a resolver problemas ? ou não! ? a vender produtos, a fazer inquéritos; a ouvir desabafos, confidências e palavrões; a aturar de tudo: gente simpática, educada, malcriada, irritada e impaciente? Oito horas com um sorriso na voz!

?Bom dia, em que posso ser útil? é um documentário da jornalista Margarida Metello, com imagem de Albano Espírito Santo, som de Carlos Vicente, edição vídeo de Mário Simões, pós-produção áudio de Carlos Nunes e produção de Ana Lucas.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Call Center
Realização
Margarida Metello
Produção
Ana Lucas
Autoria
Margarida Metello
Ano
2011
Duração
51 minutos