Programas tv

Noite de Paz

Noite de Paz

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Em "Noite de Paz", o maior milagre do Natal é o perdão, e a melhor prenda é uma segunda oportunidade...

Luísa odeia o Natal. No hospital onde é médica oferece-se sempre para ficar 24 horas de serviço nas urgências entre os dias 24 e 25 de dezembro. Quando tudo se prepara para ser mais um Natal amargo e solitário, uma associação de apoio aos sem-abrigo leva às urgências do hospital um homem que parece estar com uma pneumonia, embora recuse tratamento. Quando Luísa intervém, acaba por reconhecer no sem-abrigo o seu próprio pai, com quem cortou relações há cerca de 10 anos. Percebemos então que por detrás do ódio ao Natal está um trauma familiar nunca resolvido, e a razão para que Luísa se tenha afastado da sua terra e família.
Alberto, o pai de Luísa, foge da enfermaria depois de reconhecer a filha, demonstrando uma tendência suicida. Luísa fica transtornada por esta visita que lhe traz más recordações do passado, no entanto, não consegue ignorar o estado em que viu o pai, acabando por com a ajuda do enfermeiro PAULO, sair para a rua à procura do pai.
Quando encontra o pai e o convence a deixar-se tratar, regressam as questões do passado e a descoberta do que aconteceu na última década em que estiveram sem contacto.
Alberto deixou Margarida, a mãe de Luísa, na época de Natal há dez anos atrás, quando Luísa ainda estudava na universidade. Luísa era muito ligada a Alberto e tinha nos pais um exemplo e modelo perfeito de um casal feliz, que ela sonhava para si própria. A traição do pai com uma rapariga da idade de Luísa foi imperdoável para a filha. Mas em vez de ficar solidária com a mãe, Luísa acabou por entrar em conflito com ela, em parte culpando-a pelo ato irresponsável do pai. Sentindo-se perdida em todas as suas convicções e valores, Luísa revolta-se contra a família e contra o seu irmão, Pedro, que tenta desculpar o pai, ao mesmo tempo que apoia a mãe.
Luísa acabou o curso e desligou-se da família, enquanto na sua vida amorosa passou a desacreditar no amor e a desconfiar dos homens, usando-os apenas nos seus próprios interesses e sem se envolver de forma romântica, dedicando-se à sua profissão, tornando-se uma excelente médica, mas mantendo o seu coração fechado a nível pessoal. Vive sozinha e, apesar do aparente pragmatismo de vida, é infeliz. No entanto, recusa aceitar algum interesse que o diretor das urgências, NUNO, lhe dedica, pois como parece ser o homem perfeito, ela evita-o. Contudo, começa a sentir uma proximidade pelo enfermeiro Paulo, que se revela uma pessoa genuína, dedicada a ajudar o próximo sem outros interesses nem à espera de recompensa neste mundo ou noutro. É pragmático e sem rodeios. Ao contrário de Nuno, que está sempre a tentar seduzir Luísa, Paulo relaciona-se com ela de forma natural, mostrando apenas como ele é, com os seus defeitos e virtudes, e essa honestidade agrada a Luísa.
Entretanto Luísa vai percebendo que o percurso do pai após aquele Natal de há 10 anos atrás foi de desgraça em desgraça. A mulher mais nova com que se envolveu acabou por o deixar depois de gastar quase todo o seu dinheiro. Desempregado, e sem aptidões competitivas no mercado de trabalho, acabou por perder tudo e, já sem subsídio de desemprego, mas incapaz de procurar ajuda na família, terminou nas ruas, sem-abrigo, a viver da caridade, mas cada vez mais procurando a morte. Alberto tomou consciência tarde demais do seu erro, e convencendo-se que perdeu para sempre a sua família, foi ele próprio evitando o contacto com o filho, acabando por desaparecer da vista de todos.
Luísa acaba por dar guarida ao pai na sua casa para recuperar da pneumonia e uma vez debaixo do mesmo teto os conflitos vão progressivamente sendo resolvidos reaprendendo ambos a voltar a ser pai e filha.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Noite de Paz
Intérpretes
Sandra Celas, João Reis, Rui Morrison, Rute Miranda, F. Pedro Oliveira
Realização
Jorge Cardoso
Produção
Plural Entertainment
Autoria
Artur Ribeiro
Ano
2011
Duração
83 minutos