Programas tv

O Cobarde

O Cobarde

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Com realização, argumento e música de Satyajit Ray, uma adaptação duma história do celebrado poeta Premendra Mitra.

Perdido numa pequena aldeia após o seu carro ter avariado, um argumentista é surpreendido ao encontrar uma antiga namorada. Recordando a sua incapacidade para se comprometer e o consequente fim da relação, vai tentar acertar contas com o passado mas descobre que o tempo ainda não sarou as feridas... Em 1965, o filme fez parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza.

Quando, no meio do nada, o carro de Amitabha Roy (Soumitra Chatterjee) tem uma avaria, não lhe resta alternativa a não ser aceitar boleia de um desconhecido. Quando chega a casa do homem dá-se conta que ele é casado com Karuna (Madhabi Mukherjee), a mulher que em tempos amou e que, por cobardia, abandonou. Arrependido pela sua escolha e compreendendo que ainda está apaixonado por ela, Amitabha aproveita um momento a sós e propõe-lhe que deixe o marido e fuja com ele. Contudo, apesar de ter refeito a sua vida com outro homem, ela nunca superou o facto de ter sido desprezada por Amitabha...
Satyajit Ray foi um cineasta indiano e um dos grandes mestres do cinema mundial, ficou conhecido pela sua abordagem humanista à linguagem cinematográfica. Realizou todos os seus filmes em bengali, a língua falada no estado oriental da Índia - West Bengal, mas não foi isso que os impediu de terem interesse universal. São criações sobre coisas que estruturam a raça humana - relacionamentos, emoções, luta, conflitos, alegrias e tristezas.
O cinema de Satyajit Ray é uma mistura rara de intelecto e emoções. Um realizador controlado, preciso, meticuloso, e que evoca ainda resposta emocional profunda a quem assiste as suas obras. Criou objetos que retratam uma sensibilidade portentosa, sem o uso de melodrama ou excessos dramáticos. Ray desenvolveu um estilo cinematográfico em que a técnica é quase invisível, pois acreditava firmemente - "A melhor técnica é aquela que não é perceptível".
Embora inicialmente inspirado na tradição neo-realista, o seu cinema não pertence a uma categoria específica ou estilo, mas antes a um meta-género intemporal, um estilo inconfundível de contar histórias.

Ficha Técnica

Título Original
Kapurush
Intérpretes
Soumitra Chatterjee, Madhabi Mukherjee, Haradhan Bannerjee
Realização
Satyajit Ray
Produção
R.D. Bansal
Autoria
Satyajit Ray
Música
Satyajit Ray
Ano
1965
Duração
74 minutos