Programas tv

O Sábio

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º121

Episódio 121 de 300

Graça conta a Telmo que passou a noite com Romão. Telmo diz que viu nas cartas, que Manuela tem um namorado. Sofia vai à farmácia e diz a Ricardo que sabe tudo o que aconteceu e lamenta não ter dado ouvidos a todos os que tentaram abrir-lhe os olhos. Sofia termina a relação com ele e despede-o. Ricardo sai e Sofia informa Joana que o Ricardo foi despedido.
No quartel, Evelina, Arnaldo e Domingos aguardam pela sua vez para tirarem sangue. Domingos troca a amostra de urina de Evelina com a sua, sem que ela se dê conta. João chega e é mal recebido pelos colegas. O técnico de saúde chama Arnaldo e começa o exame oftalmológico. O técnico fala-lhe num novo teste, o que deixa Arnaldo em pânico, mas como não o encontra, Arnaldo faz o tradicional exame das letras.
A pedido de Manuela, Romão vai ter com ela ao consultório para discutirem a proposta. Gil vai ao quartel e aperta com João para que lhe diga a verdade acerca do desaparecimento do dinheiro angariado na festa. Raúl surge e protege João, dizendo a Gil que ele não o pode acusar de nada. Ricardo entra furioso no quartel e vai direito a Gil a quem dá um murro. Raúl e João assistem sem reação. Ricardo ameaça Gil.
Pedro está a trabalhar num brinquedo para o seu neto. Sofia chega e conta ao pai que terminou a relação com o Ricardo e o que ele lhe fez. Pedro abraça Sofia, diz-lhe que agora ela pode encarar o futuro com outros olhos.
Gabriel aparece com uns ténis novos, Raúl e Alzira apertam com ele e mostram-lhe a fatura do computador. Gabriel fica sem palavras e mantém uma atitude altiva para com os pais. Raúl diz-lhe que é muita coincidência, ele fazer estas compras depois de ter desaparecido o dinheiro dos bombeiros. Gabriel não nega e diz a Raúl que não lhe deve satisfações de nada da sua vida. Evelina entrega um envelope volumoso a Valentim. Arnaldo põe a hipótese de ser uma bomba-envelope. Valentim começa a abrir o envelope sem dar ouvidos aos disparates. Rapidamente percebe que se trata da devolução do dinheiro roubado. João quer saber quem deixou o dinheiro, mas Valentim diz-lhe que não tem como saber. João lamenta que o culpado não seja responsabilizado.
Raúl pede a Valentim para lhe dar uma palavra. Raúl conta ao comandante que foi Gabriel que roubou o dinheiro. Confessa-lhe que ele descobriu há pouco tempo que foi adotado e está em choque. Valentim diz a Raúl que vai guardar o segredo e aconselha-o a ter mão em Gabriel para não o perder. Raúl agradece o apoio e conta-lhe que nessa manhã, o Gil esteve envolvido numa briga no quartem com Ricardo. Valentim lamenta que o seu filho não tenha emenda. Rita pede ao pai para ir morar com ele, diz-lhe que não quer viver debaixo do mesmo teto que uma assassina. Gil vai entrar no escritório quando ouve a conversa e pára. Rita diz ao pai que a avó matou a mulher do comandante dos bombeiros, que lhe deu o mesmo veneno que deu a Carmen e que a Tia Adelaide assistiu a tudo. Gil fica em choque e sai.

Ficha Técnica

Título Original
O Sábio
Intérpretes
Gracinda Nave, Rita Calçada Bastos, José Carlos Garcia, Pedro Diogo, Márcia Breia, Paula Lobo Antunes, Noémia Costa, Noua Wong, Carla Vasconcelos, Luísa Ortigoso, Francisco Fernandez, Pedro Rodil, Xana Campos, Ruy de Carvalho, Sílvio Vieira, Rui Luís
Realização
Telma Meira, Ricardo Inácio e Rafael Cruz
Produção
SP Televisão
Autoria
Ana Lúcia Carvalho, Ana Casaca, Catarina Pereira Dias, Filipa Projecto, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Manuel Mora Marques, Melissa Lyra, Miguel Simal e Ana Morgado
Ano
2016