Ep. 1
Rita vai ter com Sofia à farmácia, para saber se a irmã está bem. Sofia conta-lhe que se chateou com a Mãe por causa de ter terminado o namoro com o Ricardo. Rita dá força à irmã, diz-lhe que gosta de Luís e que o acha giro. Sofia mostra-se feliz por estar com ele.
Manuela vai ter com Carmen à herdade, apesar do seu estado adoentado. Manuela vai dizer-lhe que quer que Luís se afaste da sua filha Sofia. Carmen responde-lhe que apesar de não lhe agradar a proximidade, que ambas poderiam vir a sofrer caso elas intervenham. Carmen entende que os dois são crescidos e responsáveis pelas suas escolhas. Manuela fica furiosa por não conseguir uma aliança com Carmen e promete que fará de tudo para os separar.
Pedro não consegue perceber porque é que apesar de saber que não podem ficar juntos, sente que ele e Carmen pertencem um ao outro, pelo que pede ao universo que lhe dê força para lhe resistir.
Carmen vai ter com o filho e conta-lhe que a Manuela esteve lá em casa e queria estabelecer uma aliança com ela para os separarem. Luís fica estupefacto com a situação. Carmen confessa que já esperava que Manuela não fosse apadrinhar esta relação e que ela espera que Sofia não o faça sofrer. Luís mostra o projeto que tem para a herdade e diz a sua mãe que vai estar ao seu lado.
Rita mostra a Sofia uma fotografia de João, conta-lhe que está interessada nele, mas que ainda não saiu com ele. Rita queixa-se da falta de liberdade que os pais lhe dão. Sofia atende a chamada de sua mãe e aceita ir lá a casa mais tarde, a pedido de Rita.
Adelaide vai com Cândida visitar Pedro, e percorrem a oficina sem o encontrar. Adelaide diz a sua mãe que acha que está apaixonada por ele. Adelaide fica atónita por Cândida aceitar os seus sentimentos e a considerar adulta para poder tomar as suas próprias decisões.
Carmen está visivelmente fragilizada pela constipação. Luís e Felícia assistem ao seu mal-estar até que decidem ligar ao médico porque Carmen está novamente com muita febre.
Jorge recebe a chamada de Luís e diz-lhe que vai já para a herdade. Jorge despede-se de Evelina e prepara-se para abandonar o quartel, quando a Bombeira o convida para frequentar com ela as aulas de dança de Dulce. O médico agradece-lhe, mas rejeita o convite dizendo não ter jeito nem tempo.
Valentim reúne toda a corporação para lhes agradecer a dedicação demostrada durante o temporal, e confessa-se orgulhoso do trabalho de equipa. Quando o Comandante ouve uns barulhos estranhos descobre que existe uma nova mascote no quartel. Valentim percebe que a intenção é boa, mas avisa que se causar problemas, vai embora.
Romão contacta Sandra, que está zangada com ele, porque nem lhe ligou a saber se estava bem apesar da tempestade. Romão desculpa-se, dizendo que teve muitos problemas com os porcos e pede-lhe para se encontrarem no dia seguinte.
Manuela volta a abordar o assunto com Sofia, diz-lhe que tem todos os motivos para estar zangada com ela e que esteve em casa de Carmen e que ela também é da opinião de que não deviam estar juntos e que fará tudo para os separar.
Sofia diz-lhe que não precisa da proteção da mãe, e acrescenta que não sabe se o que está a fazer é um erro, mas sente que tem de o fazer. Manuela diz-lhe em tom de ofensa que ela às vezes se parece com o pai, mas Sofia diz-lhe que não se sente ofendida. Adelaide entra na discussão e pede a Manuela que as deixe viver a vida em paz. A discussão entre as irmãs torna-se cada vez mais acesa e Adelaide, em frente às sobrinhas, culpa Manuela e Cândida de lhe terem roubado a possibilidade de ser feliz e de ter a sua família. Adelaide conta que lhe fizeram um aborto quando esteve grávida. Manuela confessa ser capaz de tudo para as proteger. Rita e Sofia ficam em choque e acompanham a tia ao quarto.