Ep. 1
Sofia e Luís comentam o que se passou com Rita e Romão. Luís brinca com a situação, mas Sofia mostra-se sensível.
Manuela vai pedir satisfações a Pedro pelo que aconteceu aos seus livros, ele mostra-se calmo e diz-lhe que o universo lhe está a devolver o que ela faz aos outros e aconselha-a a praticar o bem. Manuela fica furiosa e ameaça-o, diz-lhe que em breve ele pode vir a precisar sair de Montemor. Pedro reage dizendo que não vai voltar a fugir.
Domingos desabafa com António que gostava de ter estado no lançamento do livro, mas Raúl não o deixou e ele perdeu a grande oportunidade de promover o Almansinho. Chegam uns jornalistas ao clube e Domingos mete conversa com eles. Conta-lhes acerca do monstro da albufeira, cuja T-shirt ele tem vestida, e mostra as fotografias, mas não consegue captar entusiasmo deles.
Romão está com Sandra, ela exige que seja compensada. Romão diz-lhe que a viagem a Paris terá de esperar e vão ter de se encontrar menos vezes. Sandra fica desolada e aceita o dinheiro que Romão lhe dá como compensação.
Gil e Dulce vão ao clube de pesca, e a professora confessa que aceitou o seu convite para não ficar em casa com Sofia e Luís. Gil aproveita para lhe dizer mal de Luís e comentar que Ricardo anda muito triste desde que eles acabaram o namoro. Dulce é da opinião que Luís está a fazer Sofia muito feliz, e ela gosta verdadeiramente do rapaz.
Felícia conta a Carmen que o responsável pelo fracasso do evento foi o Pedro, porém Carmen não acredita. No entanto, concorda com Felícia que é tempo de se pôr um travão a Manuela e só Pedro o poderá fazer.
Júlia está na farmácia a comentar o que se passou no lançamento do livro. A dada altura, Sofia interrompe a conversa e relembra que precisam de trabalhar. Sofia confessa a Ricardo que a conversa de Júlia acerca dos seus pais a estava a incomodar. Manuela comenta com Adelaide que Pedro é um especialista em usar e abusar das pessoas. Adelaide não tolera que a irmã diga mal de Pedro e responde-lhe que ela nunca o perdoou por a ter deixado. Cândida responde de forma enigmática que os próximos tempos são de mudança.
Rita conta a Sofia que a tia está a passar um mau momento e precisa da ajuda delas. Sofia pede a Rita para convencer a tia a irem lá jantar a casa.
Sofia visita Pedro, e comenta com ele que Adelaide caiu novamente na apatia e depressão. Pedro diz que foi honesto com ela, não a podia poupar à verdade. Pedro mostra-se disponível para a apoiar, mas não para a amar. Telmo aparece para saber do seu móvel, fica atrapalhado ao ver Sofia ali, e ela promete não comentar com a sua mãe que o viu na oficina do pai. Pedro pede a Sofia que espere enquanto ele vai entregar o móvel. Sofia fica a preparar um chá.