Programas tv

O Sábio

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º57

Episódio 57 de 300 Duração: 45 min

Sandra faz uma massagem a Dulce. A professora de dança conta-lhe que Manuela teve problemas com a autoridade. Foram ao seu consultório, correram com as clientes que lá estavam e tiraram-lhe a licença de venda. Comenta que pode ter sido uma queixa sem fundamento, mas é o suficiente para lhe estragar o negócio.

Manuela está mais tensa e irritada do que é normal. Dá início à gravação do programa, atende a primeira chamada, uma cliente que pergunta se deve ou não, perdoar o marido que lhe foi infiel. Manuela de forma muito agressiva, e sem disposição para argumentar, diz-lhe que ele não merece perdão, que ela deveria ter vergonha na cara e não se devia rebaixar. A cliente desata a chorar e desliga. A equipa de gravação fica perplexa com o tom da vidente. Manuela aguarda uma nova ligação, quando subitamente, recebe a indicação de Graça, para terminar o programa.

Manuela argumenta ao telefone que não foi bruta, e acerta ir a Lisboa nessa tarde para falarem pessoalmente. Cândida comenta que a viu a tratar mal uma pessoa inocente, à frente de milhares de pessoas. Manuela diz-lhe que o diretor do canal quer falar com ela.

Valentim comenta com Raul, que vai ser difícil para ele estar afastado do quartel. Raul tece-lhe grandes elogios, mas o comandante pede-lhe que não o tente engraxar, porque sabe que ele quer ser comandante. Raul não nega, mas diz-lhe que não pretende aproveitar-se do seu azar.

Gil e Ricardo comentam o azar que tiveram com os respetivos pais. Gil queixa-se de Valentim lhe ter batido, enquanto que Ricardo, se queixa de o pai ter voltado a aparecer na farmácia a pedir-lhe dinheiro. Ricardo diz que não vai desistir de Sofia e que Manuela ainda vai comprar uma farmácia para ele.

Afonso bêbado, comenta com António que está completamente falido. Confessa que vive da caridade do filho. Quando se autodenomina de Visconde Freitas Mesquita, Cremilde lembra-se que o homem, é o pai de Ricardo. António e a mulher ficam condoídos com a situação de Afonso.

Pedro vai lanchar à herdade, comenta com Luís que acredita na sua inocência. Pergunta-lhe se terminar o namoro com Sofia, foi mesmo necessário. Luís entende que sim, que enquanto tiver dúvidas acerca da sua inocência. Pedro diz-lhe que quando duas pessoas estão unidas pelo destino, podem passar-se anos, mas o amor acaba por vencer. Luís percebe o olhar entre a sua mãe e Pedro e resolve deixa-los a sós.

Adelaide conta a Sofia que o pai de Ricardo esteve na farmácia. Que os dois discutiram, mas não sabe o motivo. Adelaide recorda que Manuela adora aquela família, do título de nobreza deles e da quinta. Sofia reconhece que era por esse motivo, que queria que ela casasse com Ricardo. Adelaide conta-lhe que no programa desse dia, Manuela tratou tão mal uma cliente, que a deixou a chorar.

Valentim recebe uma chamada importante. Assim que termina, pede a Arnaldo que convoque todo o pessoal, para uma reunião na zona operacional.
Valentim comunica a todos os bombeiros presentes, que o Comando Operacional Distrital decidiu suspende-o das suas funções por trinta dias. Como medida disciplinar e de efeito imediato. Informa que no período da sua ausência, será Raul a assumir o comando. O segundo comandante tem dificuldade em esconder a sua satisfação, enquanto que os outros se despedem de Valentim. Raul não perde tempo e esclarece os colegas de que, daquele dia em diante, o devem tratar por comandante e que o quartel irá ser melhor e mais organizado.

A mãe da criança que ficou curada, vai novamente procurar Pedro. Ele confessa-lhe, que preferia que ela não o tivesse mencionado, pois não teve nenhuma influência na cura do seu filho. A mulher diz-lhe que Deus lhe deu um dom, que ele devia abraçá-lo, porque o Mundo precisa dele. A mulher dá-lhe um abraço de despedida e larga na mão de Pedro, a medalha de São João Baptista, para ele nunca se esquecer do seu filho. Pedro fica perplexo a olhar

Ficha Técnica

Título Original
O Sábio
Intérpretes
Manuel Wiborg, Paula Lobo Antunes, São José Correia, Gracinda Nave, Rita Calçada Bastos, José Carlos Garcia, Pedro Diogo, Márcia Breia, Noémia Costa, Noua Wong, Carla Vasconcelos, Luísa Ortigoso, Francisco Fernandez, Pedro Rodil, Xana Campos, Ruy de
Realização
Telma Meira, Ricardo Inácio e Rafael Cruz
Produção
SP Televisão
Autoria
Ana Lúcia Carvalho, Ana Casaca, Catarina Pereira Dias, Filipa Projecto, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Manuel Mora Marques, Melissa Lyra, Miguel Simal e Ana Morgado
Ano
2016
Duração
45 minutos