Programas tv

Conversa Acabada

Conversa Acabada

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Realizado por João Botelho por ocasião dos 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa, um filme sobre da amizade entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro

Um dos filmes de culto do cinema português, a história da amizade entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, dois dos maiores poetas do Modernismo português. Primeira longa-metragem do cineasta João Botelho, com André Gomes, Fernando Cabral Martins, Jorge Silva Melo, Luiz Pacheco e Manoel de Oliveira.
Filme baseado em alguns dos textos fundamentais de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro e em cartas trocadas entre ambos, desde 1912 até 1916, ano da morte de Sá-Carneiro.

No início do século, em profunda crise política e moral da sociedade portuguesa (uma confusa república, com restos de monarquia podre), um encontro e um momento de catástrofe: Fernando Pessoa (Fernando Cabral Martins) e Mário de Sá-Carneiro (André Gomes) reinventam a língua, o modo de dizer, pagando os riscos da sua aventura. Um rompe a solidão no fogo dos heterónimos que lhe permitem prolongar a existência, o outro despedaça o corpo e a própria vida na vertigem dispersa de poemas e novelas. A história desse encontro, os textos, a amizade e a morte.
"Conversa Acabada" recebeu o prémio Glauber Rocha no Festival da Figueira da Foz, o Grande Prémio do Festival de Antuérpia e foi considerado um dos melhores filmes de 1982 pela revista Cahiers du Cinema.

Ficha Técnica

Título Original
Conversa Acabada
Intérpretes
André Gomes, Fernando Cabral Martins, Jorge Silva Melo, Luiz Pacheco, Manoel de Oliveira
Realização
João Botelho
Produção
Paulo Branco
Autoria
Helena Domingos, João Botelho
Música
Jorge Arriagada
Ano
1980
Duração
99 minutos