Gianni Schicchi
Ópera de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseada no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri, com produção de Woody Allen e representada no LA Opera
Baseada num episódio da Divina Comédia de Dante, Gianni Schicchi estreou no Metropolitan Opera New York em 1918, sendo a única ópera cómica de Puccini e a terceira e última apresentação do Giacomo Puccini´s Trittico.
A história começa com a morte de um patriarca de uma família de Florença que teve a audácia de deixar a sua fortuna para um mosteiro em vez de a deixar à sua gananciosa família. Gianni é convidado a reescrever o testamento em benefício da família. Mas a família desconhece que Gianni tem a sua própria agenda e está determinado a ajudar dois jovens amantes...
No dia 12 de setembro, Gianni Schicchi inaugurou a temporada 2015/2016 da LA Opera, que marca o seu 30º aniversário. A produção do diretor Woody Allen viu pela primeira vez a luz do dia em 2008 na cidade de Los Angeles, viajou para o Teatro Real em Madrid e agora volta para casa, reestabelecida por Kathleen Smith Belcher - um regresso tão esperado por audiências e críticos.
Elenco: Plácido Domingo (Gianni Schicchi), Andriana Chuchman (Lauretta), Meredith Arwady (Zita), Arturo Chacón-Cruz (Rinuccio), Greg Fedderly (Gherardo), Philip Cokorinos (Betto di Signa),Stacey Tappan (Nella), Liam Bonner (Marco), entre outros.
Ficha Técnica
- Título Original
- Gianni Schicchi
- Realização
- Matthew Diamond
- Produção
- EuroArts, Los Angeles Opera, WDR, arte & NHK
- Ano
- 2015
- Duração
- 60 minutos