Programas tv

Ministério do Tempo

Tempo de Milagres (1317/2016 - Sabugal)

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Tempo de Milagres (1317/2016 - Sabugal)

Episódio 17 de 5 Duração: 55 min

1317. O rei D. Dinis e Lopo, um dos seus nobres, passeiam-se a cavalo enquanto conversam sobre as virtudes da plantação de um grande pinhal em Leiria. Vão-se aproximando do Sabugal, onde a Rainha Santa se passeia nas ruas. Condoída com a miséria a que assiste, a rainha distribuí pão e ouro pelos pobres, mesmo sabendo que D. Dinis se opõe a esta prática.
D. Dinis e Lopo encontram a rainha Santa Isabel ainda na rua. D. Dinis, desconfiado, faz a famosa pergunta: O que levais no regaço senhora? E a Rainha Santa responde: Nada! De alguma forma, o Milagre das Rosas não aconteceu!
1894. Amélia é informada por Olinda da visita de Henriqueta. Esta, em lágrimas, confessa a Amélia que descobriu a existência do Ministério. Em desespero, visitou a Rainha Santa e pediu-lhe oferendas. A Rainha, condoída pela história de miséria que Henriqueta inventou, deu-lhe todo o pão e ouro que tinha consigo. Por sua culpa, o regaço da Rainha estava vazio e não houve milagre das Rosas.
Aflita, Amélia leva Henriqueta para o Ministério, em 2016. No gabinete de Salvador, este, Ernesto, Irene, Tiago e Afonso ouvem o relato de Henriqueta e de Amélia. Por causa desta bela asneira, o Milagre das Rosas nunca existiu. Salvador ordena à patrulha que resolvam o assunto. Manda chamar Camões...
... para lhe ordenar que compre uma dúzia de rosas. O mais depressa possível.
A patrulha segue para o Sabugal. Sabem que, para além das dificuldades normais de uma missão, têm que ter cuidado com a peste negra, que no ano de 1317 fustigava o reino.
Entretanto, Irene recolhe assinaturas no Ministério. Estamos na véspera da final do Campeonato da Europa de Futebol de 2016. E o plano que Irene está a pôr em prática parece ter alguma coisa a ver com o jogo entre França e Portugal.
Desesperado, Camões não consegue encontrar rosas em lado nenhum. Sem outra alternativa, percebe que tem que viajar para muito longe e rapidamente. Camões marcha confiante, ignorando as desvantagens de alguns meios de transporte do século XXI.
No Sabugal o tempo urge. D. Dinis está prestes a partir para Leiria. Afonso tem que usar um expediente pouco habitual nele para convencer o monarca a ficar mais uns dias...
Irene envolve Maria dos Prazeres na misteriosa conspiração. Agora só falta convencer Salvador a satisfazer o pedido, que já foi assinado por todos os funcionários do Ministério do Tempo.
Camões consegue as rosas e entrega-as à patrulha. Amélia e Tiago, no último momento, arranjam maneira para que o Milagre das Rosas se realize, preservando a história...
... enquanto Salvador, ao saber da "conspiração", acaba por ceder, sabendo no seu íntimo que estará assim a corrigir uma terrível ironia da história.

Ficha Técnica

Título Original
Ministério do Tempo
Intérpretes
António Capelo, Mariana Monteiro, Sisley Dias, Carla Andrino, João Craveiro, Andreia Diniz, Luís Vicente
Produção
Iniziomedia
Ano
2017
Duração
55 minutos
Série
1